FADU Portugal participa no projeto europeu Runners4All para promover corridas no meio universitário
No âmbito do projeto europeu "Runners4All", que reúne um conjunto de parceiros internacionais, incluindo a FADU Portugal, está a decorrer um estudo para melhorar a organização de eventos de corrida em contexto universitário. O objetivo é proporcionar um melhor apoio aos participantes e organizadores destas iniciativas.
Para tal, foram disponibilizados dois inquéritos: um dirigido a participantes (estudantes) e outro a organizadores de eventos de corrida. Os inquéritos estão acessíveis até ao dia 6 de abril, sendo que os dados recolhidos contribuirão para a preparação da primeira Corrida Europeia Universitária (European Students Run), a decorrer em outubro deste ano em Ljubljana, Eslovénia.
As informações serão analisadas pela EUSA - Associação Europeia do Desporto Universitário, entidade promotora do projeto e da corrida, e posteriormente partilhadas com clubes e parceiros nacionais, servindo como base para recomendações destinadas a atuais e futuros organizadores de eventos desportivos.
A European Students Run será integrada na 29.ª Maratona de Liubliana da NLB e realizar-se-á no dia 19 de outubro de 2025. Mais informações sobre o evento podem ser consultadas em: ljubljanskimaraton.si/en/.
Enquanto parceira do projeto Runners4All, a FADU Portugal incentiva a implementação de iniciativas locais nas instituições de ensino superior, promovendo o bem-estar físico, mental e social da comunidade académica. Estas iniciativas incluem programas de corrida regulares, organização e parceria em eventos desportivos, bem como a seleção de estudantes-mentores. Estes estudantes terão acesso a formação especializada para desenvolver projetos desportivos, apoiar outros estudantes na sua preparação e, eventualmente, participar na corrida e conferência em outubro, em Ljubljana.
Com esta iniciativa, a FADU Portugal reafirma o seu compromisso com a promoção do desporto universitário e com a criação de oportunidades para a prática desportiva estruturada e inclusiva.