Ricardo Vasconcelos: “Foi (…) incrível a ligação e a força com que a comitiva nacional se dedicou à causa”
A par da Seleção Nacional Universitária de voleibol masculino, também a Seleção Nacional Universitária de basquetebol feminino conseguiu em Taipé a melhor classificação de sempre em Universíadas.
A equipa comandada por Ricardo Vasconcelos conquistou o 9º lugar na tabela final, numa participação que marca o regresso do basquetebol universitário ao mais alto nível. “O basquetebol feminino estava afastado desta realidade há mais de dez anos, portanto estávamos curiosos de saber exatamente o nível que íamos encontrar. Sabíamos que era um evento grande, e não desiludiu. Foi gigantesco a todos os níveis”, disse o Selecionador Nacional Universitário.
Quanto à competição em si, Ricardo Vasconcelos explica que Portugal encontrou “as dificuldades esperadas, pela tradição dos países participantes”, acrescentando no entanto que “fizemos um ótimo torneio”, lamentando apenas a falta de oportunidade para a realização de jogos treino que permitissem preparar melhor a equipa.
O Selecionador Nacional Universitário deixou ainda um forte elogio ao espírito da Missão Portuguesa à Universíada de Taipé, pela “dimensão do apoio e interligação entre os vários elementos e modalidades de Portugal. Foi realmente incrível a ligação e a força com que a comitiva nacional se dedicou à causa, liderada pelo exemplo positivo, pela melhor chefe de delegação possível, Susana Feitor”.
Para o técnico português, as estudantes-atletas voltam assim a casa, “melhores basquetebolistas, melhores desportistas e acima de tudo seres humanos mais ricos. Muito obrigado pela oportunidade em nome da FPB”, conclui.