FADU Portugal presente na Cimeira de Presidentes (CDP)
O encontro teve como principal objetivo refletir sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) para o Desporto nacional e o atual momento do setor.
Fotografia: Confederação do Desporto de Portugal
A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) promoveu, esta segunda-feira, 21 de outubro, uma Cimeira de Presidentes de Federações Desportivas, numa reunião que contou com a participação de mais de 30 Presidentes e que teve como principal objetivo refletir sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) para o Desporto nacional e o atual momento do setor.
Assim sendo, as federações expressaram preocupações sobre o subfinanciamento crónico do desporto, que tem limitado a prática desportiva no país, destacando os fracos índices de atividade física. São por isso solicitadas medidas como incentivos fiscais e apoio às infraestruturas desportivas para aumentar a participação desportiva, garantindo a sustentabilidade do setor.
Ricardo Nora, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, é muito claro quanto às reflexões a fazer sobre o Orçamento do Estado para 2025: "É unânime entre os agentes desportivos que o setor necessita de um verdadeiro choque ao nível do investimento e de uma resposta eficaz por parte do Estado. Precisamos de respostas concretas na promoção do desporto e da atividade física a nível nacional e de munir e qualificar o setor desportivo, seja através dos clubes, das associações ou das federações desportivas."
O dirigente acrescentou ainda: "Caso não exista um reforço substancial e medidas que incentivem a requalificação e crescimento das infraestruturas desportivas e de formação, o desporto nacional continuará a enfrentar desafios que limitam o seu desenvolvimento e a sua sustentabilidade."
Da presente cimeira, resultou ainda a decisão conjunta de enviar uma carta ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, onde as Federações manifestam as suas grandes preocupações, num momento em que o Desporto português se encontra num momento classificado como “crítico”.