Universitários portugueses lutam pela medalha de bronze no mundial de futsal
As Seleções Nacionais Universitárias de futsal masculino e feminino disputam no Domingo o jogo de apuramento do 3º e 4º lugar, lutando assim pela medalha de bronze no Campeonato Mundial Universitário.
A Seleção masculina foi eliminada nas meias-finais pela equipa da casa, o Cazaquistão, por 3-2. Pela equipa das quinas marcaram Diogo Simões e João Abreu, golos esses que foram insuficientes para garantir a passagem de Portugal ao jogo decisivo.
Pedro Palas, treinador nacional da equipa masculina, reconhece a “entrada positiva na partida. Sabíamos o que tínhamos a fazer, mas pequenas coisas acabaram por ditar a reviravolta, apesar da boa resposta da equipa na 2ª parte, com várias oportunidades, mas a bola acabou por não entrar. No global, não fizemos um mau jogo, mas podíamos ter sido mais felizes”.
Para o encontro do 3º lugar, frente à Ucrânia, o técnico nacional refere que, “agora não é hora de lamentar nada, é hora de trabalhar para preparar bem este jogo e cerrar os dentes para conquistar uma medalha no Campeonato do Mundo.”
A Seleção feminina cedeu frente à Rússia, num encontro em que Portugal esteve a vencer durante toda a partida, consentindo o golo do empate a 30 segundos do fim. O golo de Portugal foi marcado por intermédio de Margarida Alves.
No desempate por grandes penalidades, a Rússia superiorizou-se ao converter duas grandes penalidades, contra apenas uma de Portugal.
O treinador nacional feminino, Emídio Rodrigues, admite que, “estas são derrotas que custam muito a digerir. O desempenho da equipa foi extraordinário, tudo o que foi feito durante este mês foi colocado em campo frente à Rússia, com uma interpretação praticamente perfeita da estratégia.”
Para a disputa do 3º lugar, Portugal vai defrontar a equipa da França, que derrotou na fase de grupos. O técnico nacional reconhece que, “não é fácil centrar em novos objetivos, mas já estamos a trabalhar em estratégias para um jogo que é igualmente muito importante.”
O encontro entre Portugal e a Ucrânia está agendado para as 5h (hora portuguesa); enquanto o jogo entre Portugal e a França tem inicio marcado para as 7h (hora portuguesa).
O Campeonato Mundial Universitário de Futsal decorre em Almaty, Cazaquistão, até ao dia 26 de agosto.