FADU prepara Universíada com várias federações desportivas
A Federação Académica do Desporto Universitário continua a dar seguimento ao programa de preparação da Universíada de 2017 em Taipé. Desta vez a FADU esteve reunida com a Federação de Ginástica de Portugal, com a Federação Portuguesa de Voleibol, com a Federação Portuguesa de Esgrima e com a Federação Portuguesa de Basquetebol, para preparar a participação de atletas portugueses nestas modalidades.
Estes encontros têm como propósito principal definir os procedimentos e os critérios de seleção dos atletas para a Universíada, bem como apresentar a chefia de missão, que é liderada por Susana Feitor, atleta olímpica e medalhada na Universíada de Pequim.
Com a Federação de Ginástica de Portugal, a FADU fez-se representar pelo presidente, Daniel Monteiro e pela chefe de missão portuguesa à Universíada, Susana Feitor, tendo sido recebida pelo presidente, João Paulo Rocha e pelo coordenador das disciplinas olímpicas, João Pereira.
Recorde-se que, na última edição das Universíadas, em 2015, Portugal obteve uma medalha de bronze na ginástica artística, através de Filipa Martins, na trave.
No encontro com a Federação Portuguesa de Voleibol, estiveram presentes em nome da FADU, Daniel Monteiro e Manuel Veloso, Secretário-Geral, tendo sido recebidos pelo Vice-Presidente, Vicente Araújo.
Com a Federação Portuguesa de Esgrima, Manuel Veloso e Susana Feitor receberam o presidente da estrutura, Frederico Valarinho e o Diretor Técnico nacional.
O encontro com a Federação Portuguesa de Basquetebol decorreu no final do ano transato, tendo estado presentes, pela FADU, Daniel Monteiro, Susana Feitor, Manuel Veloso e Nuno Novais, vice-presidente e pela estrutura que rege o basquetebol nacional estiveram presentes, o Prof. Manuel Fernandes, presidente, Mário Gomes, diretor técnico nacional e Miguel Pereira, vice-presidente.
A FADU procura também através destes encontros, promover uma relação de maior proximidade que possibilite não só a participação portuguesa nas Universíadas, mas também o desenvolvimento das modalidades no desporto universitário.
Estes encontros irão continuar a decorrer durante as próximas semanas, estando já agendada também uma reunião com a Federação Portuguesa de Atletismo.