II TA Rugby 7s: Académica faz o pleno
Aveiro recebeu, durante o dia de ontem, o II Torneio de Apuramento da Zona NCS de Rugby 7s masculino. A AAC, a U.Porto e a AAUE carimbaram a passagem para a Fase Final.
Num dia marcado por resultados bastante expressivos, 9 equipas, dividas em 3 grupos, disputaram a passagem à Fase Final do Campeonato Nacional Universitário.
A Académica de Coimbra, campeã em título, fez uma exibição quase imaculada, com um ensaio sofrido, nos quatro jogos que realizou, frente à AAUTAD (45-0), à AAUBI (64-0), à AEFEUP (41-0) e à U.Porto (43-7).
A formação da U.Porto começou o dia a vencer a equipa da casa por 29-0, seguindo-se as vitórias contra os conterrâneos do IPP (17-5) e da AEFEUP (17-10).
Já o coletivo de Évora, depois de uma excelente exibição no I TA, ao conseguir o 2º lugar da classificação, não foi além da 4ª posição na tabela desta prova. Ainda assim, e apesar da derrota frente à AEFEUP (17-26), com as vitórias frente à AAUM (39 – 0), ao IPP (22-5) e à AAUTAD (22-5), a equipa alentejana garantiu o 3º lugar e, consequentemente, o apuramento para a final do CNU, no próximo mês de abril, na maia.
No final do II TA, ficaram apuradas as equipas da AAC, U.Porto e AAUE, com a AEFEUP a não alcançar o 3º posto, com apenas duas vitórias em quatro jogos.
“Podemos vir a destronar a Académica de Coimbra”
O capitão da formação da U.Porto, Francisco Marrana, está confiante de “é possível chegar mais longe, desde que os bons jogadores estejam disponíveis para jogar”.
“Somos capazes de conseguir melhores resultados frente às melhores equipas, se tivermos os melhores jogadores na equipa”, garantiu o atleta.
Francisco Marrana acredita que a maior dificuldade da equipa será mesmo “falta de jogadores, quer por serem federados e estarem em representação dos seus clubes, por lesões ou por não conseguirem conciliar os estudos com a competição”.
O capitão relembra que a “AAC é uma equipa muito forte e com grande tradição na modalidade”, por isso, “será a principal rival“.
O atleta da U.Porto deixou também um recado no sentido de “as faculdades da Universidade do Porto remarem todas para o mesmo lado, para todos juntos alcançarem melhores resultados”.
“Acreditamos que se houver disponibilidade física e força de vontade, podemos vir a destronar a Académica de Coimbra”, concluiu o jogador.