Bodas de Prata da FAP
A Federação Académica do Porto celebrou, no dia 8 julho, os seus 25 anos de existência numa Gala comemorativa no Palácio da Bolsa, na cidade Invicta. No evento, foi feita uma homenagem especial a Diogo Vasconcelos, fundador da instituição, falecido em julho de 2011.
Nesta festa académica marcaram presença representantes de diversas Instituições do Ensino Superior, Associação Académicas e outros convidados, entre os quais, Filipa Godinho, Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário.
Durante a Gala, houve vários discursos de personalidades que, de algum modo, fazem parte ou quiseram prestar homenagem à FAP. Esses momentos foram separados por algumas performances musicais.
Rui Moreira, Presidente da CM Porto, a discursar
Destaque para os discursos do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, e do Secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes.
Subiram também ao palco, para dirigir algumas palavras aos presentes, o Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Azevedo, a Presidente do Instituto Politécnico do Porto, Rosário Gambôa, o Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, Manuel Vaz, e o Provedor do Estudante do Centro Regional do Porto da UCP, Carvalho Guerra.
Pais de Diogo Vasconcelos recebem homenagem a a título póstumo
Em todos os discursos, foi feita uma especial lembrança e homenagem a Diogo Vasconcelos, fundador da FAP, representado pelos pais na cerimónia. Foi Presidente desta instituição durante três anos consecutivos, entre 1989 e 1992, tendo feito parte da fundação da FADU em março de 1990. Diogo Vasconcelos é reconhecido por todos como uma importante figura da Academia da cidade do Porto.
Durante a gala, foram ainda apresentados aos convidados vários vídeos que contaram momentos da história da FAP, desde o início da sua existência em 1989.
A fechar a cerimónia discursou o atual Presidente da FAP, Rúben Alves, prestando também uma homenagem aos anteriores dirigentes.
Rúben Alves, Presidente da FAP, a discursar
Ainda antes de terminar, como não podia deixar de ser, cantou-se os parabéns à FAP e cortou-se o bolo.
Parabéns FAP!