U.Porto e AAC conquistam o ouro no ténis de mesa
A Universidade do Porto (U.Porto) e a Associação Académica de Coimbra (AAC) foram as equipas vencedoras do Campeonato Nacional Universitário de ténis de mesa (equipas), que decorreu esta quarta-feira no Estádio Universitário do Porto. A equipa da casa bateu a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes (AAUTAD) na final masculina e subiu ao lugar mais alto do pódio. O Instituto Politécnico de Tomar alcançou a medalha de bronze.
Com duas equipas a participar na prova feminina, a AAC e a U.Porto disputaram o ouro em apenas dois jogos. As portuenses começaram na frente, mas as estudantes-atletas de Coimbra deram a volta no segundo encontro e acabaram por conquistar a vitória na prova. O número de pontos feitos por ambas as equipas em todos os sets foi o fator de desempate. 'É a primeira vez que estou a competir no desporto universitário, a prova foi bem organizada e com a participação de duas equipas com qualidade. Estivemos a perder, mas não desistimos e conseguimos dar a volta’, disse Sílvia Santos, que se estreou nos campeonatos universitário pela AAC.
Na competição masculina, depois do confronto na fase de grupos, a U.Porto encontrou a AAUTAD no duelo de raquetes final. A equipa da invicta voltou a repetir o triunfo e venceu a prova sem qualquer derrota. José Magalhães, estudante-atleta da U.Porto, evidenciou o grande nível de ténis de mesa de todas as equipas. 'Consegui ganhar os meus jogos e isso foi muito importante para a vitória. Agora na final entrei mais nervoso, comecei por perder, mas os meus colegas disseram-me para fazer o meu jogo e não pensar no resultado final, começou a correr melhor e acabei por ganhar’, referiu o estreante de 19 anos.
A Associação Académica da Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Coimbra também estiveram presentes na prova que reuniu cerca de 30 estudantes-atletas de seis clubes diferentes.