Manuel Veloso e Daniel Monteiro distinguidos pela EUSA
A Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) distinguirá Manuel Veloso e Daniel Monteiro, secretário-geral e presidente da FADU de 2015 a 2019, respetivamente, na cerimónia anual de entrega de prémios da EUSA, que este ano decorrerá online, no dia 11 de fevereiro.
Manuel Veloso, secretário-geral da FADU, onde cumpre funções há mais de 16 anos, será homenageado pelo seu longo vínculo e sentido de compromisso com a federação e com o desporto universitário. Daniel Monteiro foi presidente da FADU entre 2015 e 2019, período em que a FADU foi por três vezes eleita federação mais ativa da Europa (2015, 2017 e 2018), depois de ter recebido o mesmo galardão em 2013 e 2014. Refira-se ainda que, neste período de quatro anos, Portugal foi anfitrião dos Jogos Europeus Universitários de Coimbra em 2018, maior evento multidesportivo realizado no nosso País, destacando-se ainda duas galas e conferências e uma assembleia geral da EUSA, além da organização de seis campeonatos europeus universitários.
Recorde-se que a última gala da EUSA – comemorativa dos seus 20 anos - teve lugar em Aveiro no ano de 2019, ocasião na qual, além de a FADU ter sido eleita pela quinta vez a federação mais ativa da Europa, a Universidade de Coimbra recebeu os prémios de melhor e mais ativa universidade europeia, o antigo reitor, João Gabriel Silva, recebeu o galardão de ordem de mérito e o prémio ‘Special Acknowledgement’ foi atribuído a Ricardo Morgado, membro do comité organizador dos Jogos Europeus Universitários, realizados na cidade dos estudantes. Também a Universidade do Minho foi eleita a melhor universidade da década – de 2009 a 2019 - no que respeita ao desporto universitário, num lote de nomeadas onde constou também a Universidade de Coimbra.
A cerimónia está marcada para as 16 horas (PT) e decorrerá, excecionalmente, através de plataformas online, devido às limitações impostas pela pandemia da COVID-19. No evento serão distinguidos ainda os melhores da época 2019/2020.