AAUM, AAC, AAUAv e AAUAlg apuram-se para as Finais de Voleibol
Finda a 2ª Jornada Concentrada de Voleibol, já são conhecidas as primeiras equipas apuradas para as Fases Finais feminina e masculina, são elas a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), a Associação Académica de Coimbra (AAC), a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e a Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg).
No feminino, as três primeiras posições ficaram entregues às mesmas equipas que as tinham conquistado na 1ª jornada concentrada. A AAUM, sem qualquer derrota, lidera a tabela. Faltavam-lhe disputar dois jogos e não foram precisos mais que dois sets para resolverem os confrontos com a Associação Académica da Universidade da Beira Interior e com a AAUAv.
Foi este último confronto que decidiu o topo da tabela classificativa, uma vez que a vitória da AAUAv sobre a AAC (2-0) dava-lhe esperanças para um 1º lugar. A AAC ainda tinha três jogos pela frente e foi a responsável pela derrota do Instituto Politécnico de Viseu e da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), por 2-0, ainda que o primeiro set com Évora tenha sido bastante disputado (26-24).
A última equipa feminina apurada foi a AAUAlg que, com apenas três jogos, ainda não tinha o futuro decidido nesta 2ª Jornada. Protagonizou, em conjunto com a AAUE, o primeiro jogo da jornada e o único que necessitou de três sets para ser decidido (25-23; 15-25; 8-15).
No masculino, as mesmas equipas seguiram ordens diferentes para se apurarem. Coimbra assumiu a liderança, mas foi necessário recorrer aos critérios de desempate para decidir a classificação final das três - AAC, AAUM e AAUAv -, as três com quatro vitórias e uma derrota.
A AAC e a AAUM jogaram, cada uma, dois jogos e um deles foi entre as duas. A AAC perdeu com a AAUAv por 2-1, mas com a AAUM conseguiu a vantagem de dois sets. Já o Minho obteve a última vitória desta fase de qualificação frente à AAUBI (0-2).
A AAUAv, com um jogo a menos que as equipas acima, viu-se dispensada do primeiro jogo, por desistência do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), e terminou a ganhar por 2-0 com a AAUAlg. Esta última, com duas derrotas, ficou para 4º lugar, conseguindo assim assegurar o seu apuramento.
As equipas apuraram-se para as Fases Finais Concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários 2016, marcados para a semana de 17 a 23 de abril, em Lisboa, com a organização local da Federação Académica de Lisboa.