22º CMU Andebol 2014: SNU feminina fica pelo caminho na corrida às medalhas
Ao terceiro dia da competição no Campeonato Mundial Universitário de Andebol 2014, já foram conhecidas as oito equipas masculinas e oito femininas que passaram à fase seguinte da prova, os quartos-de-final. Quanto às Seleções Nacionais Universitárias, enquanto a masculina já ontem garantiu o acesso à fase seguinte, a feminina voltou a perder hoje frente às russas (28-30), ficando pelo caminho no acesso às medalhas.
A equipa nacional feminina tinha hoje uma prova dura contra as russas, que já ontem tinham garantido o apuramento, mas o sonha ainda era possível. Para conquistar o acesso à fase seguinte, as portuguesas “só” tinham que conseguir empatar ou ganhar o jogo. Como referia o selecionador, Gabriel Oliveira antes da partida, “não é fácil mas é possível”. As atletas nacionais fizeram “tudo” mas “não chegou”, afirmou o selecionador.
Sabendo de início que a equipa russa era muito forte (ficaram em primeiro lugar no grupo), a Seleção Nacional Universitária tentou explorar as fragilidades das adversárias. “Apesar de possantes fisicamente, as russas não são muito rápidas e apostamos na rapidez das nossas atletas para as ultrapassar, com inversões rápidas de bola de forma a conseguir superioridade nas laterais”, relatou Gabriel.
A estratégia estava bem estudada, e se na primeira parte as coisas não correram tão bem, chegando o intervalo com as “lusas” a perder por cinco bolas (11-16), na segunda metade do tempo, a equipa nacional entrou com outra disposição e decidida a dar a volta ao resultado.
Mais fortes na defesa e mais objetivas no ataque, as atletas portuguesas “pecaram” pelos bastantes remates falhados. Portugal lutou até ao apito final mas infelizmente não deu para mais. “Morremos na praia”, declarou Gabriel Oliveira.
A equipa vai agora tentar a melhor classificação possível entre o 9º e o 11º lugares. Amanhã é dia de descanso no campeonato, a competição recomeça na sexta-feira com a luta pelos lugares nas meias-finais.
Os resultados do dia…
Na restante competição, o dia acabou por trazer bastantes surpresas e confirmar algumas suspeitas. No masculino o dia começou com os jogos do Egito frente à China Taipé, a Turquia contra o México e o Japão opôs-se à Roménia. Os resultados foram favoráveis ao Egito (30-33), ao México (26-29) e à Roménia (32-33). Nos outros dois jogos a Rússia venceu a Rep. Checa (20-23) e o Brasil levou a melhor sobre os espanhóis por 32-28.
No feminino, as japonesas perderam o confronto com as mexicanas (32-38), as coreanas venceram as uruguaias (28-19), as checas perderam contra brasileiras (28-30) e as romenas triunfaram frente às polacas (24-21).
Espanha, Rep. Checa, Brassil, Egito, Russia, China Taipé, Roménia e Portugal, no masculino, e Roménia Espanha, Brasil, Japão, Coreia, México, Rusica e República Chega, no feminino, estão apuradas para a próxima fase.