Jamor em festa nas comemorações dos 70 anos
Dia 10 de junho, para além de ser o dia que assinala o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, foi dia de comemoração dos 70 anos do estádio nacional do Jamor. Marcada por vários eventos desportivos, a programação incluiu o lançamento de uma monografia sobre os 70 anos do Jamor, do livro "JAMOR o palco maior do Desporto" e de um selo postal comemorativo.
O Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, esteve presente, afirmando que o complexo do Jamor “está bem e recomenda-se”, pois é necessário criar estas condições para a prática desportiva.
Na opinião do Ministro é preciso “delegar a gestão das infraestruturas a quem está apto para o fazer, através da atribuição às federações de utilidade pública, instituindo-lhes normas e procedimentos para uma boa gestão”.
O Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Emídio Guerreiro, apresentou as linhas estratégicas do plano de gestão e ordenamento do complexo desportivo nacional do Jamor.
O Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha, também presidiu à cerimónia. Entre os convidados estiveram representadas as diversas federações e instituições do panorama desportivo nacional, bem como, Filipa Godinho, Presidente da FADU.
A cerimónia terminou no Centro de Alto Rendimento de Atletismo com uma homenagem ao antigo Diretor do Estádio Nacional, Mário Moniz Pereira, cujo nome foi atribuído à nave coberta do Centro.
Durante a tarde, o Jamor disponibilizou a prática gratuita de várias atividades desportivas e recreativas, bem como a interação com reconhecidos atletas de alto rendimento, ao público em geral.