1ª JC Futebol 11: Equipa da casa segue no topo da tabela
Faro acolheu durante três dias a 1ª Jornada Concentrada de Futebol 11 masculino, numa organização da Associação Académica da Universidade do Algarve. Com um jogo a mais, a equipa da casa lidera agora classificação geral com 9 pontos.
Numa prova marcada pelo equilíbrio, 9 equipas entraram em campo para disputar o melhor lugar nesta fase de apuramento da zona NCS: AAC, AAUAv, AAUAlg, AAUBI, AAUE, AAUTAD, IPLeiria, IPSantarém e IPV.
Nos 480 minutos jogados na capital algarvia, 5 equipas fizeram 4 jogos, enquanto as restantes realizaram apenas 3 partidas.
A equipa da casa mostrou-se mais forte desde o primeiro dia assinalando, no final desta prova, três vitórias e apenas uma derrota contra a formação leiriense por uns expressivos 3-0. É precisamente a equipa do IPleiria que ocupa, para já, a segunda posição, com apenas três jogos, nos quais se incluem duas vitórias e um empate frente à AAUE (1-1) no último jogo desta Jornada Concentrada.
Com os mesmos pontos dos leirienses, está a equipa da AAUTAD que venceu dois jogos e empatou um contra o IPV (0-0).
Seguem-se o IPSantarém e a AAUBI com duas vitórias e duas derrotas, a AAUE com uma vitória, um empate e duas derrotas e a Académica de Coimbra com apenas uma vitória e duas derrotas.
No fundo da classificação está o IPV, que empatou dois jogos e perdeu um. Com mais uma partida jogada, em último lugar, está a AAUAv também sem qualquer vitória, com um empate e três derrotas.
A 2ª JC da modalidade terá lugar na Covilhã entre os dias 23 e 25 de fevereiro do próximo ano.
“Ao contrário do que muita gente pensa, o Futebol universitário é muito competitivo”
Vitor Fernandes é funcionário da Câmara Municipal de Faro há 15 anos e é o responsável pela manutenção das instalações desportivas onde se realizou, mais uma vez, a primeira prova de apuramento desta época de Futebol 11 masculino.
Cádinho, como é conhecido por quem frequenta este espaço, há muitos anos que assiste a competições de Futebol 11 do Desporto Universitário.
“Ao contrário do que muita gente pensa, o Futebol universitário é muito competitivo e aparecem aqui jogadores de muito boa qualidade”, afirmou.
Para Vitor Fernandes, as provas a que tem assistido são “muito competitivas e as equipas levam o Campeonato Nacional Universitário muito a sério”.
Quando questionado sobre o comportamento e civismo dos jogadores, Cádinho não tem queixas. “Ao longo destes anos nunca tive grandes problemas, são jovens cuidadosos e civilizados que deixam sempre o recinto em condições”, explicou.
Vítor Fernandes assiste a várias provas do Desporto Universitário, mas não só. O responsável pela manutenção das instalações acompanhou o percurso de vários jogadores que nunca esqueceu.
Cádinho destaca Ricardo Vaz Tê, enquanto era jogador de futebol do Farense, que agora atua na primeira liga inglesa, no West Ham United.