Prémio Jogos Santa Casa - Carreira Dual distingue Joana Cunha
Joana Cunha, da Associação Académica da Universidade do Minho, conquistou o Prémio Jogos Santa Casa - Carreira Dual, que distingue anualmente um estudante-atleta que tenha conciliado com sucesso a carreira académica com a carreira desportiva, dando assim um importante incentivo para a temporada seguinte.
Esta distinção surge de uma parceria entre os Jogos Santa Casa e a FADU, com o objetivo de atribuir um incentivo muito importante para a conciliação da carreira académica com a carreira desportiva, contribuindo para evitar o abandono precoce do desporto ou da carreira académica, devido à dificuldade de compatibilização de ambas.
Este ano, Joana Cunha, da Associação Académica da Universidade do Minho transferiu-se para a instituição minhota, estudando e treinando em Braga, onde prossegue a sua carreira desportiva de alta competição no taekwondo. Concluiu com sucesso e com total aproveitamento o ano lectivo de 2015/2016, frequentando uma licenciatura em gestão.
No desporto, tanto em competições da FADU, quer em representação da AAUM, quer da Seleção Nacional Universitária ou em representação do Sporting Clube de Braga ou da Federação Portuguesa de Taekwondo, teve um ano brilhante em termos desportivos a nível nacional e internacional.
Conquistou na temporada de 15/16 o título nacional e europeu universitário, sagrando-se ainda campeã nacional absoluta na sua categoria e atingindo o 9º no Campeonato Europeu de séniores.
Em 2015 esteve nomeada para Jovem Promessa na Gala da Confederação do Desporto de Portugal e na 8ª Gala do Desporto Universitário foi distinguida como Atleta Feminina do Ano.