Braga e Guimarães estão prontas para o mundial de futsal!
O Minho está por estes dias mais movimentado. Arrancou oficialmente o Campeonato Mundial Universitário de futsal, com competição no feminino e no masculino. Braga acolheu a cerimónia de abertura na tarde deste domingo, na Praça da República, em Braga. Com estudantes-atletas de duas dezenas de países de todo o mundo a participar, a praça emblemática da cidade bracarense foi invadida pelo desporto universitário.
A abrir as hostes da competição estiveram o presidente da comissão organizadora local e presidente da Associação Académica do Minho, Duarte Lopes, o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e o vice-presidente da FISU, Luciano Cabral. O presidente da FADU, André Reis, aproveitou a ocasião para entregar, juntamente com os capitães de equipa – Leandro Costa e Inês Matos – camisolas personalizadas a alguns representantes de algumas das entidades locais presentes.
A cerimónia de abertura arrancou com o desfile das comitivas no Arco da Porta Nova, contou ainda com atuações do grupo de dança GuimaGym e terminou com uma performance de Freestyle. Pelo meio os juramentos de árbitro e estudante-atleta, tendo Carolina Rocha, da Seleção Nacional Universitária feminina de futsal, dado voz ao compromisso de fairplay dos atletas no mundial universitário.