VIII FAP Form
Entre os dias 28 e 30 de março, Ovar recebeu a VIII edição do FAP Form, um espaço privilegiado na formação de dirigentes das associações de estudantes da academia do Porto.
No evento, que pretendeu também solidificar o sentimento de pertença à Federação Académica do Porto e ao trabalho que nela é desenvolvido, a FADU foi, mais uma vez, convidada a estar presente, desta feita na pessoa da Presidente, Filipa Godinho.
A conferência visou, sobretudo, promover a construção de melhores dirigentes associativos e cidadãos mais envolvidos, capazes de resolver problemas e conflitos com maior eficiência e tecnicamente mais capazes em diversas vertentes.
Entre os vários workshops e palestras realizados nos dois dias, destaca-se a intervenção de Filipa Godinho, no dia 30, sobre os estatutos de estudante-atleta das várias Instituições do Ensino Superior.
A dirigente, na sua apresentação, identificou alguns pontos importantes que devem ser trabalhados, como a alteração de datas de avaliações quando coincidentes com momentos competitivos, a flexibilidade de horários e a possibilidade de usufruir de épocas especiais.
Filipa Godinho abordou também casos específicos que alguns estatutos preveem, como o caso do suplemento ao diploma, dos prémios de mérito e do enquadramento do seguro desportivo no seguro escolar.
O FAP Form foi, acima de tudo, um espaço de debate, não só para analisar o que já existe no âmbito do estatuto estudante-atleta no ensino superior, mas também para a FADU perceber quais as principais dificuldades e necessidades com que os estudantes se deparam.
Estes tópicos podem ser, a curto prazo, uma mais-valia para apresentar no grupo de trabalho constituído pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, com a finalidade de criar um estatuto de estudante-atleta com implementação nacional.