Está definida a lista de pré-convocadas para defender o bronze no basquetebol

Já é conhecida a lista das 16 estudantes-atletas de basquetebol, pré-convocadas para representar Portugal nos Jogos Mundiais Universitários (JMU), que este ano decorrem na China. Passados quatro anos desde a última universíada, a equipa lusa parte para Chengdu com o estatuto de medalha de bronze da última edição.

 

 

De 28 de julho a 6 de agosto, Portugal estará representado com uma equipa feminina de basquetebol na competição da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) que reúne milhares de estudantes-atletas de dois em dois anos, os Jogos Mundiais Universitários. Na última participação a equipa orientada pelo selecionador Ricardo Vasconcelos alcançou o terceiro lugar, tendo sido a equipa europeia mais bem classificada na então denominada Universíada de Nápoles. Em Chengdu (China) irão estar 12 basquetebolistas portuguesas sendo, para já, conhecidas as 16 pré-convocadas.

 

Ana Faustino da Western Kentucky University (Estados Unidos), Carolina Bernardeco da Queens University of Charlotte (Estados Unidos), Carolina Gonçalves da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Carolina Rodrigues do Instituto Politécnico de Lisboa, Eva Carregosa da Universidade de Coimbra, Inês Ramos da Universidade de Aveiro (UAveiro), Joana Alves da Seattle University (Estados Unidos), Luana Serranho da Campbell University (Estados Unidos), Maianca Umabano do Instituto Universitário Egas Moniz, Mariana Carvalho, da Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões, Mariana Pereira do Instituto Politécnico do Porto, Mariana Silva da ULHT, Marta Martins também da ULHT, Marta Vargas da University of Rhode Island (Estados Unidos), Sara Guerreiro da Cleveland State University (Estados Unidos), e Susana Carvalheira da UAveiro, integram o grupo de preparação para a competição. Desta lista, de destacar as estudantes-atletas Inês Ramos e Susana Carvalheira, que defenderam as cores da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) nas últimas edições dos Campeonatos Nacionais Universitários de basquetebol (tendo sido medalhas de ouro), e Carolina Rodrigues, que vestiu as cores da Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa (FAIPL) na época 2018/2019.

 

Na qualidade de repetente na competição, Susana Carvalheira espera viver ‘uma experiência muito interessante e enriquecedora’. O facto de ser na China adensa a curiosidade de ‘perceber a cultura e costumes característicos de lá’. O terceiro lugar alcançado em Nápoles ajuda à confiança lusa. ‘O facto de termos ganho a medalha prova que somos capazes de coisas muito boas a nível mundial. Dá uma confiança e uma motivação extra para trabalharmos duro e fazermos boa figura este ano’.

 

Com vista à participação portuguesa nos JMU, estão previstos três períodos de estágio, de 27 de junho a 2 de julho, em Barcelos, de 6 a 12 de julho, em Aveiro, e de 15 a 17 de julho, no Montijo, aos quais se seguem dois jogos de preparação com a Finlândia, em Helsínquia. Para a basquetebolista que jogou pela AAUAv, as semanas de preparação serão muito importantes. ‘Esse tempo todas juntas, com rotinas de treino, alguns jogos de treino, vai ajudar-nos a preparar para jogos muito intensos e difíceis que teremos na competição. Há algumas caras novas e esse mês de preparação é fundamental para nos conhecermos umas às outras dentro e fora de campo’.

 

Além do selecionador Ricardo Vasconcelos, integrarão a comitiva o treinador Celso Casinha, a team leader Inês Antunes e a fisioterapeuta Bárbara Rola.

 

A lista de pré-convocadas pode ser consultada aqui

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?