Estórias do Desporto Universitário: Pai e filho conquistam medalha de prata
O desporto universitário é um palco privilegiado de encontro de gerações e de níveis competitivos, possibilitando a atletas com menos experiência competitiva estarem lado-a-lado com atletas internacionais e olímpicos.
É nessa lógica que, por diversas vezes, se encontram casos curiosos que fazem do desporto um exemplo para diversos setores da sociedade. Um desses últimos casos ocorreu no Campeonato Nacional Universitário de Ténis de Mesa por equipas, no Porto.
Vasco Ribeiro tem 46 anos e está a tirar uma licenciatura em História na Universidade do Porto, partilhando assim academia com o seu filho, Gonçalo Ribeiro, de 19 anos, que está a estudar direito e juntos disputaram o Campeonato Nacional Universitário de Ténis de Mesa por equipas, que decorreu no dia 11 de dezembro, no Porto.
No entanto, a história não fica por aqui. Vasco Ribeiro tem outro filho, com o mesmo nome, que estuda também ele Direito, mas na Universidade de Coimbra e que integrou a equipa da Associação Académica de Coimbra neste mesmo Campeonato Nacional Universitário.
Assim, na fase de grupos da competição pai e filho jogaram lado-a-lado um encontro de pares, frente à Associação Académica de Coimbra, onde um dos elementos era também parte da família. Essa jornada acabou por ser vencida pela Universidade do Porto por 2-1.
A equipa de Vasco e Gonçalo Ribeiro acabou por conquistar a medalha de prata, cedendo apenas frente a outra das equipas da Universidade do Porto, no encontro decisivo.