Universidade de Lisboa termina participação por equipas no Europeu de Badminton
A Universidade de Lisboa assegurou o 12º lugar na competição por equipas do Campeonato Europeu Universitário de Badminton, que se está a jogar em Ljubliana, Eslovénia. A equipa "alfacinha" disputou hoje os playoffs que definiram a classificação final.
Ainda na fase de grupos, a equipa lisboeta venceu a Universidade de Hamburgo por 3-2, com vitórias de Bruno Carvalho/Maria Rodrigues e Bruno Carvalho/Tomás Nero em pares e de Bernardo Atilano em singulares, todas elas por 2-0.
No entanto, no encontro decisivo da fase de grupos, a Universidade de Lisboa cedeu no face à Universidade de Bordéus, por 3-2. Bernardo Atilano venceu o seu encontro frente a Valentin Singer por 2-1, enquanto Bruno Carvalho e Tomás Nero conquistaram um dos jogos de pares.
Assim, a equipa lisboeta não passou à fase de apuramento do campeão, ao perder os três encontros da fase de grupos, disputando os playoffs de definição da classificação final. No encontro frente à Universidade de Duisburg-Essen, nova derrota por 3-2.
Neste encontro, já a eliminar, a Universidade de Lisboa entrou a vencer por intermédio de Maria Rodrigues e Tomás Nero, que repetiu a vitória no par masculino, ao lado de Bruno Carvalho. No entanto os dois jogos conquistados pela equipa portuguesa não chegaram para levar de vencida a equipa alemã, ficando assim pelo caminho pela margem mínima.
Com esta derrota, a equipa de Lisboa foi relegada para o encontro de apuramento do 11º e 12º classificado, frente à Universidade de Genebra, onde cedeu mais uma vez pela margem minima: 3-2. Bruno Carvalho, em singulares e em pares, ao lado de Tomás Nero, garantiram as duas vitórias, que foram ainda assim, insuficientes para vencer este último encontro.
Está assim encerrada a participação da Universidade de Lisboa por equipas no Campeonato Europeu Universitário de Badminton, que se disputa em Ljubliana, até ao dia 3 de julho. Depois da competição por equipas, disputam-se os torneios individuais.
Em representação da academia lisboeta estão presentes Bernardo Atilano, Tomás Nero, Bruno Carvalho, Maria Rodrigues e Cristina Freitas.