13º CMU Taekwondo: Rui Bragança entra em ação
11 De junho, em Hohhot, China, foi dia do atleta Rui Bragança entrar no tatami do 13º Campeonato Mundial Universitário de Taekwondo. A competir na categoria de -58 kg, o atleta minhoto entrou a vencer, mas perdeu o 2º combate por Kyongo, frente ao Sul-coreano, Unyeong Choi.
Após a chegada, os primeiros dias foram marcados pelo reconhecimento dos recintos de competição e pelo ultimar de preparativos. Depois do descanso após quase 30 horas de viagem, os atletas tiveram oportunidade de treinar no Inner Mongolia Gymnasium. A véspera da competição é também dia de pesagens, de forma a confirmar a categoria em que os atletas participam.
O dia de competição arrancou bem cedo, com a chegada ao recinto de competição. Após a primeira ronda de combates, era chegada a altura do atleta Rui Bragança se apresentar frente ao atleta turco, Huseyin Bezci. Este foi um combate que se aguardava com grande expectativa, já que se tratava do Vice-campeão Europeu Universitário. Refletiu-se assim num combate muito técnico-tático contra um atleta inteligente e experiente, onde o Rui Bragança levaria a melhor por 2-1.
No 2º combate, o estudante de medicina teve como adversário o sul-coreano, Unyeong Choi. Rui Bragança estava a ganhar o combate por 12-9 e a controlar bem o resultado, contudo, devido ao limite de faltas, perderia por Kyongo. Unyeong Choi viria a sagrar-se Campeão do Mundo Universitário desta categoria.
Para Mário Silva, também atleta da Universidade do Minho, os dias têm sido ocupados por treinos e períodos de descanso para amanhã, dia 12, se apresentar nas pesagens. O dia 13 de junho é dia de combates da sua categoria, -63 kg.
“As competições universitárias têm sempre um ambiente diferente”
Rui Bragança, natural de Guimarães, é estudante de Medicina na Universidade do Minho e frequenta o 4º ano. Pratica Taekwondo desde 2005 e é federado pelo ABC de Braga. A sua melhor classificação foi recentemente conseguida, ao sagrar-se Campeão Europeu 2014. Este foi também o seu melhor momento desportivo até hoje.
Em 2010 participou no Mundial Universitário em Vigo, Espanha, e em 2011, nas Universíadas de Shenzhen, China, onde obteve o 5º lugar em ambas as provas. Uma prova desta dimensão já não é novidade mas “a sensação é sempre muito boa. As competições universitárias têm sempre um ambiente diferente pelo que é sempre um prazer poder participar”.
Apesar de já ter terminado o percurso neste mundial, o atleta reconhece que “não conheço alguns atletas asiáticos, mas sei dizer que me espera um nível muito alto”. A juntar a este fator, “experimentar os novos coletes eletrónicos não permite ter tanta noção de como vai ser a prova”.
Para o Campeão Europeu Universitário de 2011 e medalha de Bronze em 2013, Rui Bragança tinha como primeiro objetivo ganhar o combate contra quem saísse do combate entre Turquia e Espanha, que se veio a concretizar, contudo ficou bastante desiludido com o resultado do seu 2º combate, quando estava perto da vitória. Termina este mundial em 5º lugar.