CNU Voleibol de Praia: A caminho da Final
O areal artificial do Centro Desportivo do Instituto Politécnico do Porto recebeu, nos dias 22 e 23 de maio, a 2ª etapa do Campeonato Nacional Universitário de Voleibol de Praia. As duplas Januário Alvar e Luís Moreira (IPP) e Rosa Couto e Sofia Lima (U.Porto) garantiram o primeiro lugar da classificação masculina e feminina, respetivamente.
As 16 duplas femininas e outras tantas masculinas disputaram um total de 40 jogos no primeiro dia de competição. No segundo dia, voltaram a pisar a areia para jogar mais 10 encontros de cada género.
No masculino, a dupla Januário Alvar e Luís Moreira (IPP) voltou a garantir o 1º lugar, à semelhança do que aconteceu na 1ª etapa, ao vencer a dupla João Simões e João Lemos (AEUFP), na final, por 2-1.
Na disputa pelo 3º lugar da tabela desta etapa, defrontaram-se Francisco Rocha / Filipe Pinto (U.Porto) e Sebastião Leão / Simão Teixeira (AEFADEUP). A dupla da AEFADEUP foi mais forte ao vencer por 2-0.
Na competição feminina, Rosa Couto / Sofia Lima (U.Porto) asseguraram o topo da tabela ao ganharem à dupla Judite Marques / Mafalda Dias (UCP-P) por 2-1.
Na disputa pelo 3º e 4º lugares, Catarina Duarte / Daniela Caldas acabaram por sair derrotadas frente a Ana Ramos / Patrizia Leal (AEFADEUP), por 2-0.
A assistir ao evento estiveram várias dezenas de pessoas, entre as quais, Francisco Fidalgo, Selecionador Nacional de Voleibol de Praia.
Para a Fase Final do CNU ficam, agora, apuradas 12 duplas de cada género. Destaque para Alvar / Moreira (IPP) e Couto / Lima (U.Porto) que conquistaram o 1º lugar da tabela classificativa em ambas as etapas.
Recorde-se que a Final será disputada na Praia de Matosinhos, onde, no ano passado, se realizou o Campeonato Europeu Universitário da modalidade. Este será também o palco do 7º Campeonato do Mundo Universitário de Voleibol de Praia, que decorre de 23 a 27 de julho.
“Acima de tudo queremos divulgar o Voleibol de Praia e o Desporto Universitário”
José Castro, um dos elementos da organização do Instituto Politécnico do Porto, afirmou que esta foi “uma prova que funcionou muito bem, também porque o IPP tem excelentes condições para a prática da modalidade”.
“Todas as duplas se mostraram bastante satisfeitas com a organização e isso é gratificante para nós”, afiançou.
Numa prova onde ficou patente a importante ajuda de vários voluntários, José Castro explica que o IPP tenta sempre “recorrer a alunos de Ciências do Desporto da ESE, estagiários de cursos tecnológicos de desporto e até estudantes de outros cursos que se mostrem interessados, para promover o Desporto Universitário junto dos mesmos”.
O IPP faz também parte da organização do Mundial de Voleibol de Praia, em julho, e, por isso, o responsável acredita que “esta prova foi um pequeno ensaio, num caminho que começa a ser traçado para chegar à Final e depois sim ao Mundial”.
“Acima de tudo queremos divulgar o Voleibol de Praia e o Desporto Universitário”, garantiu.