CNUs Pares: Badminton, Ténis e Ténis de Mesa
A cidade da Covilhã recebeu os Campeonatos Nacionais Universitários de Badminton, Ténis e Ténis de Mesa, na vertente pares femininos, masculinos e mistos, entre 20 e 21 de fevereiro.
Numa organização da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, cerca de 170 atletas dividiram-se entre os Pavilhões Desportivos da UBI e o Clube de Campo da Covilhã.
O primeiro dia arrancou com a competição de Ténis, apesar desta ter sido interrompida poucas horas depois devido a condições meteorológicas adversas.
A prova acabaria por se prolongar noite dentro com jogos de pares masculinos.
A dupla Caiado/Ramos da AAC conquistou o Ouro, depois de vencer os irmãos Martins, que representavam a instituição anfitriã do evento.
Os jogos femininos e mistos decorreram no 2º dia de competição, com a Universidade do Porto a sair vitoriosa em ambas as provas frente à Universidade Nova de Lisboa.
Primeiro, no feminino, com a dupla Vilaça/Mateus a bater Silva/Fernandes e, mais tarde, em Pares Mistos, Mateus/Calheiros venceu a dupla Gandum/Fernandes.
Já no Ténis de Mesa, as duplas da AEIST foram as que conseguiram a melhor classificação pelo clube, ao garantir o Ouro no masculino e o Bronze no Feminino e nos Mistos.
A dupla Lu/Law (AEIST) venceu o par Fernandes/Madeira (AAUAlg) na final masculina. Nos jogos femininos, a dupla Almeida/Pinto (AAUAlg) saiu vitoriosa frente a Torres/Edra (U.Porto), enquanto na prova mista foi a Universidade do Porto, com a dupla Torres/Fraga, que arrecadou o Ouro frente a Fernandes/Almeida (AAUAlg).
Na prova de Badminton, saíram vencedores a AAUAv no feminino, a AEIST, no masculino, e a AAUM nos pares mistos.
No feminino, a dupla Reis/Almeida (AAUAv) ganhou frente a Santos/Figueira (U.Porto) e, no masculino, foi o par Carvalho/Nero (AEIST) que levou a melhor contra Silva/Pinto (AAC).
Na prova mista, a dupla Vieira/Amaral (AAUM) conquistou o Ouro, após ter vencido o par Baía/Santos (U.Porto).
Palavras de vencedores
Raquel Mateus, da U.Porto, conquistou o título de Campeã Nacional Universitária de Ténis Pares, tanto no feminino ao lado de Rita Vilaça, como na prova mista, com Diogo Calheiros. “Sinto-me muito feliz por puder representar a minha universidade e é um grande orgulho conseguir estes títulos”, afirma a atleta.
Quanto a provas futuras, a tenista, que já havia conquistado o Ouro na época passada nas competições de singulares e equipas, garante que o próximo objetivo é “tentar lutar pela medalha de Ouro nos CNUs Individuais, em Évora”.
No Ténis de Mesa, Afonso Ferreira, treinador da equipa da AEIST, mostrou-se bastante satisfeito por conseguir a proeza de ter três pares de atletas nos três pódios. “Estas medalhas são o reconhecimento do nosso trabalho, mesmo com a exigência dos nossos cursos”, disse o treinador.
Para Afonso Ferreira, “esta foi uma competição bastante equilibrada, com adversários à altura como é o caso da U.Porto”. “Para o ano queremos repetir as vitórias e nos europeus levar o nome da instituição o mais longe possível”, assegurou o também estudante do Técnico.
Ana Almeida e Ana Reis da AAUAv, conquistaram o 1º lugar no pódio na prova de Badminton. “No início entramos um pouco mal no jogo mas conseguimos reverter e saímos daqui com o Ouro, pela primeira vez”, explica Ana Almeida sobre a final.
Para Ana Reis, ser Campeã “seja Universitária, seja Nacional, é sempre uma sensação muito boa, uma sensação de dever cumprido”.