Portugal defronta China nas 'meias' do Campeonato Mundial Universitário de Futsal Feminino 2024
Ricardo Azevedo e Beatriz Vicente fizeram a antevisão do confronto com a equipa anfitriã.
Após uma fase de grupos dominante, a Seleção Nacional Universitária de Futsal Feminino de Portugal prepara-se para enfrentar a equipa da casa, a China, nas meias-finais do Campeonato Mundial Universitário de Futsal Feminino 2024, em Xangai. O jogo está marcado para amanhã, dia 14 de junho, às 7h00 (horário português).
Revisão da Campanha na Fase de Grupos
Portugal começou a sua campanha com uma vitória expressiva por 5-1 contra a Polónia, demonstrando a sua superioridade e capacidade ofensiva. Seguiu-se uma goleada de 7-0 sobre a Nova Zelândia, onde Beatriz Sanheiro brilhou com quatro golos. Estas vitórias garantiram a Portugal o primeiro lugar do Grupo B e a qualificação para as meias-finais.
O Adversário: China
A China conquistou o segundo lugar do Grupo A, com 6 pontos, ficando atrás do Brasil, que também somou 6 pontos. Durante a fase de grupos, a equipa chinesa marcou 4 golos e sofreu 5, mostrando ser uma equipa sólida e competitiva.
Declarações de Antevisão
Selecionador Nacional Universitário, Ricardo Azevedo:
Sobre as exibições da equipa até agora: "Sim, este processo não começou só em Viseu. Este processo começa na ligação que existe entre a Federação Portuguesa de Futebol e a Federação Académica do Desporto Universitário e, portanto, é um trabalho já de uma época, embora obviamente faseado entre estágios. A evolução tem sido positiva e isso tem-se demonstrado também dentro de campo. Portanto, estamos contentes com o processo, mas ainda há coisas para melhorar e esse processo continua já no próximo jogo."
Sobre o adversário, China: "A China é uma equipa muito competente que nos vai causar muitas dificuldades. A China e o Japão são equipas muito competentes. Só quem não acompanha o futsal feminino é que não tem noção disso. Portanto, não me surpreende que a China tenha conseguido alcançar a passagem a esta fase. Elas têm evoluído, têm trabalhado, e fruto disso fez com que elas estivessem nesta fase com todo o mérito. Elas são uma equipa muito bem organizada, jogam muito tempo com o guarda-redes subido, o que nos vai causar dificuldades que ainda não tivemos até ao momento. Se não estivermos 100% concentrados e a saber cada um o que tem de fazer, vai ser muito complicado."
Sobre o fator casa a favor das chinesas: "O público ajuda, isso aí não vamos negar. Elas terão essa motivação extra, mas nós estamos cá para defrontá-las com a nossa maior autoridade e competitividade, e dignificar o futsal feminino e o futsal universitário em particular."
Beatriz Vicente, Atleta:
Sobre o adversário, China: "Sem dúvida que a China é uma equipa muito preponderante naquilo que faz e muito efetiva naquilo que faz. Vamos abordar o nosso jogo com a nossa identidade, manter os nossos princípios de jogo, e certamente vamos encarar um jogo difícil, mas olhos nos olhos. No final, o que nos interessa é a passagem à próxima fase e seguirmos vitoriosas nesta competição."
Sobre defrontar a China em frente aos adeptos chineses: "Sem dúvida que jogar em casa e ter um apoio na bancada cheia faz muita diferença, mas o que conta é quem joga lá dentro. Tudo o que fizermos e tudo o que conta para alcançarmos a vitória é tudo o que fazemos lá dentro. Portanto, vamos tentar eliminar esse fator e focar-nos apenas naquilo que é o nosso jogo e naquilo que temos para fazer."
Outra Meia-Final: Brasil vs. Nova Zelândia
A outra meia-final opõe o Brasil à Nova Zelândia, num jogo que se realizará às 04h45 (horário português). Portugal aguarda o desfecho deste confronto para saber quem poderá encontrar na final, caso consiga superar a China.
Com uma campanha sólida e confiante, a seleção portuguesa está determinada a continuar o seu caminho rumo à defesa do título de campeã mundial universitária.
O Mundial Universitário é transmitido em direto em www.fisu.tv e em diferido no Canal 11. Poderá acompanhar toda a informação sobre as Seleções Nacionais Universitárias através das Redes Sociais FADU Portugal e em www.fadu.pt.