AEIST em destaque no CNU de Surf
No último dia dos Beach Games, o destaque vai para a comitiva da AEIST, que conquistou o título coletivo após arrecadar uma medalha de ouro e uma de bronze.
Estão encontrados os novos campeões nacionais universitários de Surf!
No último dia dos Beach Games, chegou a vez da modalidade de Surf 'entrar em cena'. O campeonato contou com a participação de 29 atletas inscritos, oriundos de 9 clubes FADU.
Na competição feminina, destaque para a vitória de Ana Lima, estudante-atleta da Universidade do Porto, que venceu a medalha de ouro após obter um score de 8.10 na ronda final. O pódio ficou completo com a medalha de prata, Henrike Hory (AAUAv), que detinha o título de campeã da última edição, e com o bronze de Filipa Almeida (AEIST).
Já nos masculinos, Vasco Veloso, estudante-atleta da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, subiu ao mais alto lugar do pódio após obter um score de 13.24 na ronda final, juntando-se a si, o até à data detentor do título, Francisco Benjamim (AEFMH) com a medalha de prata, e Manuel Paz (AEISEG) com o bronze.
Na competição por equipas, a comitiva da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, que contou com a participação de cinco atletas, conquistou o troféu coletivo por equipas, o primeiro da época 2024/2025.
O porta-voz da comitiva foi Vasco Veloso, que muito contribuiu para este resultado, fruto da medalha de ouro conquistada: "Acho que a conquista desta medalha e deste troféu representa não só o esforço que eu fiz como atleta, mas também o esforço que eu fiz enquanto estudante-atleta para tirar a licenciatura e mestrado. Isto é a prova de que o esforço aplicado onde quer que seja, transmite-se para a vida e todas as suas áreas." - sublinhou.
Em análise à final, o vencedor reconheceu a forte concorrência: "Eu respeito muito as pessoas que foram comigo à final. São todos, para além de um colega do "técnico" (AEIST), um colega do AEISEG e um colega da AEFMH, que competem na Liga Nacional de Surf. São profissionais ou pelo menos semi-profissionais, e são pessoas que eu respeito do fundo do meu coração e não foi nada fácil de ganhar-lhes. Isto diz muito do nível aqui encontrado, e por isso, significa tudo para mim."
Por fim, anunciou ainda que este será o seu último ano em prova: "Este será o meu último ano de competição no CNU. É fantástico ter contribuído uma última vez."
Termina assim mais uma edição dos Beach Games, onde mais de 190 estudantes-atletas, 20 oficiais e 8 treinadores de 28 Clubes FADU, competiram durante 5 dias, em 3 modalidades distintas, dando a conhecer assim, os primeiros novos campeões nacionais universitários da época 2024/2025.