Mariana Machado e Patrícia Sampaio eleitas as melhores, Susana Feitor homenageada
Mariana Machado, estudante-atleta que representa a Associação Académica da Universidade do Minho no atletismo, foi eleita jovem promessa do ano e Patrícia Sampaio, estudante-atleta de judo que representa a Universidade Nova de Lisboa nas competições do desporto universitário, e que é atualmente campeã europeia nos -78kg, foi eleita atleta feminina do ano na 24ª Gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP). Na cerimónia, que decorreu esta quarta-feira no Casino Estoril, foi também homenageada Susana Feitor, eleita personalidade do ano pela FADU.
Além de ter chefiado as missões portuguesas às universíadas de Taipé, em 2017, e de Nápoles, em 2019, Susana feitor foi estudante-atleta, tendo alcançado a prata nos 10 km marcha na universíada de 2011, em Pequim. Um dia após o seu aniversário, a agora treinadora mostrou-se grata pelo presente. ‘Sinto-me muito honrada, não estava à espera de receber esta distinção’, começou por dizer. ‘Esta escolha revela uma vez mais a importância da conciliação da vida académica com o alto rendimento, porque para ir às universiadas é necessário ter um nível desportivo de excelência e ao mesmo tempo ter um bom desempenho académico, o que não está ao alcance de todos. Creio que a FADU ao distinguir a chefe de missão às universiadas faz também esse reconhecimento’. Susana Feitor reconheceu ainda o trabalho de equipa que implica a organização de uma Missão. ‘Eu apenas dou cara… trabalhamos em equipa para que Nápoles fosse possível, e é a esses elementos da FADU que quero agradecer, pois sem o trabalho em equipa não seria possível’, concluiu.
Além de Patrícia Sampaio e Mariana Machado, Fernando Pimenta e Pedro Soares (treinador de judo), todos com percurso no desporto universitário, estavam também entre os 25 nomeados nesta 24.ª Gala do Desporto.