Unanimidade na aprovação do Relatório de Atividades e Contas
O relatório de atividades e contas da Federação Académica do Desporto Universitário de 2016 foi aprovado por unanimidade na Assembleia-Geral que se realizou na Terça-Feira, 28 de março, no Porto.
O documento que fez o balanço do ano de 2016 mereceu elogios por parte dos delegados presentes na reunião magna e foi aprovado por unanimidade.
O presidente da FADU, Daniel Monteiro, disse na apresentação do documento que 2016 foi “um ano de afirmação, conquistas e investimento”, destacando o aumento do financiamento que se registou em 2016.
Daniel Monteiro frisou também o investimento em “setores chave”, nomeadamente na área da comunicação, onde os delegados saudaram a maior presença na imprensa nacional, tendo o Conselho Fiscal considerado até que esta é uma área que “não deve ser considerada despesa”.
Quanto ao ano de 2017, particularmente relevante devido à Universíada de Verão, a direção da FADU comprometeu-se em dar cumprimento a apostas noutras áreas, abordando em específico o desporto adaptado, uma aposta deste mandato e que terá maior atenção ao longo de 2017.
A Assembleia-Geral contou ainda com a participação da chefe de missão de Portugal à Universíada de Taipé, Susana Feitor, que abordou o trabalho desenvolvido até ao momento, bem como as ações futuras que estão já agendadas para preparar a participação dos estudantes-atletas portugueses na maior competição multi-desportiva do mundo universitário.
A cooperação com as federações desportivas nacionais foi também um dos pontos salientados nesta Assembleia-Geral, aproximando o desporto universitário das respetivas competições das modalidades.
Fernando Parente, membro do Comité Executivo da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), usou ainda da palavra para destacar o fato da “FADU ser das federações mais ativas fora de portas, sendo reconhecida não só pela sua atividade, como pelas organizações internacionais que promove”.
A próxima Assembleia-Geral da FADU vai decorrer na cidade de Aveiro, após proposta da Associação Académica local.