Vitória no voleibol masculino abre caminho para passagem aos quartos-de-final nos Jogos Mundiais Universitários
Triunfo por 3 a 1 frente à Coreia do Sul. Próximo jogo será com a seleção de Hong Kong, na próxima quarta-feira.
A seleção nacional universitária de voleibol impôs-se à Coreia do Sul (3 sets a 1) e conquistou a primeira vitória nesta fase de grupos. Com três pontos em dois jogos, a equipa portuguesa pode continuar a ambicionar a passagem à próxima fase.
Num encontro bastante disputado, que durou quase duas horas, Portugal perdeu o primeiro set (19-25), mas conseguiu dar a volta e venceu por 3-1 (25-22, 25-22, 27-25).
No final do encontro, o atleta Nuno Marques foi o rosto da satisfação pela vitória alcançada. “O sentimento é incrível, foi um grande ambiente em que jogámos. Acho que a equipa se superou, nunca desistiu. E, acima de tudo, quem entrou neste último set quando as coisas estavam a correr pior, contribuíram e acho que é isso que define uma equipa. Estamos todos de parabéns e muito felizes por esta primeira vitória”.
Depois de uma derrota frente à Polónia na ronda inaugural, este triunfo coloca a seleção nacional universitária de voleibol mais perto dos quartos-de-final. “Na minha opinião, a Polónia é uma das candidatas ao troféu. Tem uma excelente equipa, muitas gerações acima da nossa e acho que a nossa resposta foi excelente. Sabíamos que a Coreia do Sul ia ser difícil, mas jogámos muito bem e mostrámos que podemos passar para a próxima fase.”
“Neste momento, o objetivo passa por ganhar a Hong Kong, Também sabemos que vai ser um jogo complicado, mas acho que somos capazes de ganhar e passar para a fase dos oito primeiros que é o nosso grande objetivo”, frisou o estudante-atleta do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
O treinador Hugo Silva mostrou-se igualmente satisfeito: “depois de vermos o adversário, percebemos que era completamente diferente da Polónia, com muito valor, e que teríamos de estar no nosso limite. Preparámo-nos para um jogo longo, para sets longos, e foi isso que aconteceu. A equipa vinha preparada para isso e conseguiu colocar em campo e responder da melhor forma. Um resultado justo pela luta e entrega que colocamos em jogo”.
Sobre o próximo adversário, “é mais uma equipa asiática. São equipas combativas, que defendem muito. Fazem um ponto e celebram, dançam. Temos de evitar essas danças, é sinal que estamos a ganhar. Temos de defender como eles defendem e estar concentrados como estivemos hoje”, finalizou Hugo Silva.