Ano de 2022 termina com arranque do apuramento NCS no voleibol
As provas FADU no ano civil de 2022 terminaram com a primeira jornada concentrada de voleibol feminino e masculino, em Braga, fase de apuramento que contou com a participação de equipas de nove clubes FADU. Com as contas em aberto para a segunda jornada concentrada, as equipas femininas da Associação Académica do Minho (AAUMinho) e da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e as equipas masculinas da AAUAv e da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) não perderam nenhum dos jogos que realizaram.
Na competição feminina, que decorreu no Complexo de Gualtar 2, a AAUMinho e a AAUAv venceram todos os jogos que disputaram, em sentido inverso a Associação Académica de Coimbra (AAC) e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) não registaram qualquer vitória. A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), a AAUTAD, a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e o Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) ficaram nos lugares do meio da tabela. Na competição masculina, jogada no Complexo de Gualtar 1, a AAUAv e a AAUTAD levaram a melhor em todos os jogos que disputaram, a AAC e o IPSantarém não conseguiram vencer nenhuma das partidas e entre vitórias e derrotas estiveram a AAUMinho, a AAUBI o IPBeja e a AAUAlg. A segunda jornada concentrada decorrerá para ambos os géneros, em Faro, entre os dias 14 e 16 de março.
De referir que na época passada a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto conquistou o título de campeã na competição masculina – ganhou na final frente à AAUMinho por 3-2 -, e a AAUMinho levantou o trofeu dourado depois de vencer na final a equipa da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS), por 3-0.