Hugo Silva motivado com a sorte de Portugal na Universíada de Taipé
O Selecionador Nacional Universitário de Voleibol e também Selecionador Nacional de Séniores, Hugo Silva, está motivado com o sorteio da equipa portuguesa para a Universíada de Taipé, que decorreu recentemente no encontro de Chefias de Missão.
Portugal vai defrontar em voleibol as seleções nacionais universitárias da Ucrânia, da Letónia, da Coreia do Sul e do México, no grupo B da competição.
Em reação a este sorteio, Hugo Silva considera que a sorte de Portugal “não foi má”, isto apesar de “a Coreia do Sul e a Ucrânia serem países com uma grande tradição no voleibol”. Ainda assim, o Selecionador Nacional considera que “as restantes equipas estão ao nível de Portugal, o que nos permite ter boas possibilidades de lutar por uma fase seguinte”.
Apesar de motivado com este sorteio, Hugo Silva explica ainda que a Coreia do Sul é “possivelmente a melhor equipa asiática”, reforçando a tradição deste país e da Ucrânia no voleibol.
Portugal vai participar pela quarta vez nas Universíadas com uma equipa de voleibol masculino, depois de o ter feito em Fukuoka em 1995, em Pequim em 2001 e em Daegu em 2003.
Pelas seleções nacionais universitárias passaram já jogadores como Eurico Peixoto, Pedro Azenha, Hugo Gaspar e Flávio Cruz, ou ainda Adriano Paço, atual técnico do Vitória de Guimarães e delegado técnico da Federação Internacional do Desporto Universitário para o voleibol de praia.
A Universíada de Taipé disputa-se este ano, entre os dias 19 e 30 de agosto, num ano em que se assinala a conquista da primeira medalha de Portugal nesta que é a maior competição multi-desportiva do mundo universitário, que envolve mais de 12 mil atletas.