CNUs Individuais 2014: Presidente AAUE faz balanço positivo
Entre os dias 15 e 17de maio, Évora recebeu os Campeonatos Nacionais Universitários Individuais Concentrados que integraram oito modalidades diferentes: Badminton, Bilhar, Ténis, Ténis de Mesa, Karting, Kickboxing, Xadrez e Setas. As competições foram disputadas em sete instalações desportivas que, por sua vez, acolheram perto de 300 participantes.
A organização do evento esteve a cargo da Associação Académica da Universidade de Évora que, segundo Luís Pardal, Presidente da AAUE, “recebeu esta competição com o objetivo de continuar a mostrar o seu comprometimento com o Desporto Universitário, assumindo claramente a responsabilidade e empenho na promoção do desenvolvimento da prática desportiva”.
Para a AAUE, “tendo em conta as características da cidade, as boas condições dos locais onde decorreram as competições, o empenho e disponibilidade da organização e o espirito entre equipas, o balanço final só podia ser positivo”.
Luís Pardal admite que a organização passou por algumas dificuldades, no entanto, por exemplo, “o facto da Universidade de Évora não ter infraestruturas suficientes para suportar todas estas modalidades desportivas e a organização conseguir criar uma rede de recursos de cada entidade desportiva da cidade, fez com que as dificuldades se transformassem em valências”.
Na opinião do Presidente da AAUE, “cabe a cada entidade que acolhe estes eventos conseguir acrescentar valor ao que já se apresentou, contribuindo para que os próximos organizadores possam continuar o bom trabalho desenvolvido ao longo do tempo e elevar o nível de qualidade da prova”.
À direita, Luís Pardal, Presidente da AAUE, com a equipa de Kickboxing, 3ª classificada
O aspeto mais positivo que Luís Pardal destaca de todo o evento é “a dinamização do Desporto Universitário e o trabalho desenvolvido pela AAUE em conjunto com os vários parceiros desportivos da cidade de Évora, que foram imprescindíveis”.
“A realização destes primeiros CNUs deu um sinal positivo e de incentivo à cidade de Évora para continuar a apostar no desporto e, passo a passo, caminhar para outro patamar, outras provas mais complexas”, explicou.
Quanto aos atletas que estiveram em prova pela AAUE, o dirigente da Associação considera “que é gratificante representar as cores da academia e torna-se ainda mais quando há um sentimento particular de se competir em casa”.
Os estudantes eborenses conquistaram o terceiro lugar de equipas na modalidade de Kickboxing e cinco medalhas, uma de ouro, uma de prata e três de bronze, nas restantes modalidades. “Agora novos objetivos se colocam e aumentar o nível de competitividade é uma prioridade”, afiançou o Presidente.
Para finalizar, Luís Pardal destacou a relação próxima e articulada com a FADU. “A presença dos dirigentes da FADU com a responsabilidade de colaborar com as entidades organizadoras é essencial para dar apoio e contribuir para o sucesso das provas, desempenhando um papel de contacto ativo no terreno”, concluiu.