Equipas portuguesas mantêm intactas aspirações no Europeu Universitário de Futebol
A emblemática Avenida dos Aliados recebeu a cerimónia de abertura do Campeonato Europeu Universitário de Futebol, que vai decorrer no Porto até 30 de julho. As equipas portuguesas permanecem, entretanto, com as aspirações intactas.
Na sua intervenção, o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, referiu a "criação de um legado na relação entre a educação e o desporto", salientando o papel que tem sido feito no reforço da agenda do desporto universitário, também através destas competições internacionais.
A presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Ana Luísa Pereira, salientou o papel do desporto universitário como "o caminho da esperança, num mundo onde a amizade entre as nações já não é uma certeza".
O representante da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), Antonis Petrous, chamou o reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, para declarar oficialmente aberto o Campeonato.
Para além do desfile das delegações, marcaram ainda presença representantes dos atletas, dos árbitros e dos oficiais, que se comprometeram em nome de todos em cumprir com os valores do fair-play e do desportivismo.
Já na vertente desportiva, nos primeiros dois dias de competição, as equipas nacionais mantêm as aspirações intactas. A Universidade do Minho, campeã em título, venceu um encontro e empatou outro. A Universidade Católica – Porto empatou a zero, enquanto a Universidade de Évora venceu um jogo e cedeu outro.
Em femininos, a Universidade do Porto perdeu a jornada inaugural, enquanto o Instituto Politécnico do Porto empatou a uma bola.