Universidade de Aveiro recebeu a conferência anual da EUSA
A reitoria da Universidade de Aveiro foi palco da conferência anual da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), que este ano celebra 20 anos. Subordinada ao tema ‘20 anos da EUSA: conquistas e perspetivas futuras’, a conferência contou com intervenções, entre outros, do presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, do presidente da EUSA, Adam Roczec, e do presidente da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), Oleg Matytsin.
O primeiro painel da manhã abordou a ‘boa governança no desporto – estabelecer normas e elevar padrões’, tendo como moderador o português, membro da EUSA, Bruno Barracosa. Seguiu-se a mesa redonda com a temática ‘dissipando os mitos – a liderança feminina no desporto’. Na parte da tarde, o painel composto por Adam Roczec, Daniel Monteiro, Oleg Matytsin e Alison Odell (membro honorário da EUSA), com a moderação de Leonz Eder (primeiro vice-presidente FISU) juntaram-se para falar das duas décadas de desafios no desporto universitário europeu e o percurso trilhado pela EUSA. A fechar, a apresentação do ‘Plano de Desenvolvimento Estratégico 2019-2024 da EUSA’, pelo tesoureiro da EUSA, Lorenz Ursprung.
Esta sexta-feira decorre a Assembleia Geral Extraordinária nas instalações da universidade aveirense e no final do dia decorre a gala anual da EUSA, no Teatro Aveirense, onde a FADU subirá a palco para ganhar o troféu de Federação Mais Ativa da Europa.