Prémio para a Campanha “Desafia os Números"
Ricardo Nora, Presidente da FADU Portugal, recebeu distinção em Viseu.
Ricardo Nora, Presidente da FADU Portugal, recebeu esta quarta-feira, em Viseu, a distinção do Prémio Nacional da Igualdade de Género no Desporto «Desporto + Igual», promovido, em parceria, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Em causa está o primeiro lugar obtido pela Campanha “Desafia os Números!”, da Federação Académica do Desporto Universitário. A campanha «Desafia os Números!», criada pela FADU e com a duração prevista de três anos letivos (entre 2022/23 e 2024/25), pretende implementar medidas que auxiliem a atenuar a diferença entre os números de participantes masculinos e femininos no desporto universitário. O objetivo é aumentar em, pelo menos, 30% o número de mulheres envolvidas nas competições formais e informais.
Esta campanha envolveu também a criação de três iniciativas. A primeira iniciou-se na final dos Campeonatos Nacionais Universitários, que decorreu em Viana do Castelo, e incluiu um podcast com uma abordagem holística sobre o tema, a divulgação da campanha em diferentes formatos, o envolvimento dos capitães de equipa nas várias finais disputadas, e uma campanha publicitária nos locais de competição. A segunda aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de setembro, na Figueira da Foz, com a organização da primeira edição dos Jogos Universitários de Portugal, uma competição desportiva informal com equipas compostas por igual número de estudantes-atletas masculinos e femininos. Já a terceira, na XIV Gala do Desporto Universitário onde foram premiados os clubes FADU que desenvolveram boas práticas neste tema com o selo da Igualdade de Género no Desporto Universitário onde foi atribuído, pela primeira vez, o Prémio Nacional da Igualdade de Género no Desporto Universitário.
A distinção foi entregue no seminário "Igualdade de Género no Desporto e cerimónia de entrega de prémios", em Viseu.
Ricardo Nora recebeu o galardão das mãos de Sílvia Vermelho, Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ e de Manuel Albano, Vice-Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.