Bandeira de Portugal hasteada em Taipé. Competição aproxima-se
A comitiva nacional já está instalada na Aldeia dos Atletas em Taipé e a competição aproxima-se a passos largos, com a cerimónia de abertura marcada para amanhã, 19 de agosto. Hoje foi dia da cerimónia do hastear a bandeira.
A cerimónia do hastear da bandeira antecede a cerimónia de abertura e decorreu na Aldeia dos Atletas, onde Portugal esteve representado através da chefe da missão, Susana Feitor, que entregou ao mayor da Aldeia dos Atletas uma lembrança da Missão Portuguesa à Universíada de Taipé.
Nesta cerimónia, a bandeira nacional subiu ao som do hino da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), o conhecido Gaudeamus, que é também o hino do desporto universitário. Susana Feitor entregou ao mayor da Aldeia dos Atletas uma peça da Vista Alegre, dando assim a conhecer uma das marcas nacionais mais emblemáticas, com a inscrição "Missão de Portugal às Universíadas de Taipé 2017", acompanhada do logótipo da Federação Académica do Desporto Universitário.
Nesta cerimónia estiveram ainda presentes, para além do presidente da FADU, Daniel Monteiro, os atletas, treinadores e oficiais que constituem a delegação nacional. Para além da delegação nacional, estiveram ainda presentes Fernando Parente, membro do comité executivo da FISU, Paulo Ferreira, diretor dos Campeonatos Mundiais Universitários da FISU e Carlos Magalhães, membro da comissão médica da FISU.
A cerimónia de abertura vai decorrer amanhã, dia 19 de agosto, e a porta-estandarte nacional será a atleta de taekwondo, Joana Cunha, medalhada na Universíada de Gwangju em 2015.
Portugal participa nesta Universíada de Taipé com 65 estudantes-atletas em 11 modalidades diferentes, numa comitiva total de 90 elementos. A primeira modalidade a entrar em prova é a ginástica artística.