U. Porto conquista cinco medalhas no Nacional Universitário de Xadrez
Os estudantes-atletas da Universidade do Porto conquistaram cinco das 12 medalhas atribuídas no Campeonato Nacional Universitário de Xadrez, que se disputou nos dias 2 e 3 de maio, em Lisboa.
Na variante de rápidas, Angelika Wadyka, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, conquistou a medalha de ouro, relegando Mariana Silva, da Associação Académica da Universidade do Minho, para o 2º lugar e Rita Santos, da Universidade do Porto, para o 3º lugar.
Em masculinos, André Sousa, da Universidade do Porto, conquistou o lugar mais alto do pódio, enquanto Hugo Ferreira, do Instituto Politécnico de Tomar ficou com a medalha de prata. O bronze foi alcançado por Bruno Ribeiro, da Universidade do Porto.
Na variante de semirrápidas, em femininos, Mariana Silva e Angelika Wadyka inverteram os lugares do dia anterior, com a estudante-atleta do Minho a conquistar o 1º lugar, relegando assim Angelika para o 2º posto. O 3º lugar foi conquistado novamente por Rita Santos, da U. Porto.
Em masculinos verificou-se também uma repetição dos dois primeiros lugares, com André Sousa a conquistar mais uma medalha de ouro e Hugo Ferreira outra medalha de prata. Tiago Fernandes, da Associação Académica da Universidade de Aveiro, intrometeu-se na luta, ao conquistar a medalha de bronze.
O Campeonato Nacional Universitário de Xadrez, em rápidas e semirrápidas, decorreu nos dias 2 e 3 de maio, no Museu Nacional do Desporto, em Lisboa, e contou com a organização local da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL) e da Associação Académica da Lisboa.