EUSA Games 2018: Candidatura de Coimbra no Seminário da EUSA
A sede da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA) em Ljubljana, na Eslovénia, recebeu, durante o dia 13 de janeiro, os candidatos à organização da 4ª edição dos Jogos Europeus Universitários (EUSA Games), em 2018.
No seminário promovido pela EUSA, esteve presente a delegação portuguesa, liderada pela presidente da FADU Filipa Godinho, no seu primeiro ato de representação internacional, acompanhada pelos membros da Comissão da Candidatura, Ricardo Morgado, João Rodrigues e Jorge Abrantes e pelo Secretário-geral da FADU, Manuel Veloso.
Durante a sessão, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir Ivana Ertlova, membro do Comité Executivo da EUSA e Presidente da Comissão Técnica, Matjaz Pecovnik, Secretário-geral da EUSA, Andrej Pisl, do Departamento de Comunicação e Patrik Perosa, Diretor Desportivo.
O seminário serviu, principalmente, para as delegações tomarem conhecimento de quais os passos que devem seguir na apresentação das respetivas candidaturas e quais os requisitos técnicos e as regras impostas pela EUSA.
Durante a conferência, os participantes ficaram também informados sobre alguns pormenores como o alojamento e o transporte, tendo a oportunidade de aprender com as candidaturas anteriores.
A cidade de Coimbra candidata-se, pela segunda vez, a receber esta competição europeia de grande dimensão, depois de, no ano passado, ter sido derrotada pela candidatura de Zagreb e Rijeka, na Croácia, para a organização dos EUSA Games de 2016.
Desta vez, Coimbra compete frente a Tampere, na Finlândia, e as expetativas são bastante altas para que a candidatura portuguesa saia vencedora.
Os EUSA Games são uma competição bienal multidesportiva, a maior da Europa, que teve a sua 1ª edição em Córdoba, Espanha, em 2012, e caminha já para a 2ª edição, desta vez, em Roterdão, Holanda, entre 24 de julho a 8 de agosto deste ano.
Resta agora esperar pela avaliação da equipa da EUSA, que irá visitar as cidades candidatas, durante o mês de Março, e pela atribuição final, que terá lugar na Assembleia Geral da EUSA, no início de Abril, na cidade de Denizli, Turquia.