CMU Canoagem: melhores do mundo procuram o ouro em Portugal
Montemor-o-Velho recebe a partir desta quarta-feira, 8 de junho, o Campeonato Mundial Universitário de Canoagem. Até 10 de junho concentram-se no Centro de Alto Rendimento os melhores estudantes-atletas de canoagem em busca dos títulos mundiais de velocidade em canoa e kayak. A competição conta com a presença de 18 países contabilizando um total de 162 participantes.
Esta terça-feira, 7 de junho, durante a Cerimónia de Abertura, Daniel Monteiro, o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário reforçou a oportunidade única de receber uma competição internacional desta importância: “Portugal tem muita experiência na organização de grandes eventos e espero que este fique na memória de todos os participantes. Não só pelos resultados que vão alcançar, mas também porque têm a oportunidade de conhecer a hospitalidade nacional, a cultura e usufruir das infraestruturas que temos em Montemor-o-Velho.”
A comitiva portuguesa, presente nos Mundiais de Montemor-o-Velho, é composta por 24 estudantes-atletas (17 homens e 7 mulheres) e esta tarde coube Francisca Laia fazer o Juramento dos Atletas na Cerimónia de Abertura. A canoísta, que está apurada para os Jogos Olímpicos do Rio em K1 200, tem as expectativas elevadas para os Mundiais e resume numa frase: “Espero chegar à final!” Francisca não vai competir com as adversárias habituais, mas está em casa: “Conheço muito bem a pista de Montemor-o-Velho, é aqui que treino e faço grande parte das competições nacionais. Em prova cada segundo é precioso e é nisso que me vou concentrar.”
Os Mundiais de Canoagem instalam-se no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho até 10 de junho, e para Mário Santos, Presidente do Comité Organizador, “este evento só é possível graças ao empenho de todas as entidades envolvidas.” E acrescenta: “Portugal gosta de canoagem e temos excelentes atletas! Acreditamos nas carreiras duais e que o desporto pode ser divertimento, mas também um fator de crescimento pessoal e profissional.”
Presente esteve também o Vice-Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, que, chamado pelo membro do Comité Executivo da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), Kemal Tamer, oficializou o início do 7º Campeonato Mundial Universitário de Canoagem.
A competição começa esta quarta-feira, 8 de junho, às 10h45 no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho e o primeiro português em prova é David Varela em K1 1000 (10h52). A partir das 17h45 realizam-se as primeiras semi-finais dos Mundiais Universitários de Canoagem.
Todos os resultados e provas em www.canoesprintportugal.com