Portugueses trouxeram treze medalhas de Zagreb
A bandeira portuguesa subiu treze vezes em Zagreb, na Croácia, onde de 31 de julho a 3 de agosto decorreu o Campeonato Europeu Universitário de desportos de combate. A competição incluiu provas nas modalidades de taekwondo, judo, karaté e kickboxing, nas quais os estudantes-atletas portugueses conquistaram treze medalhas.
No Judo, Catarina Costa da AAC/Universidade de Coimbra, conquistou o ouro na categoria -48 kg. A representar o mesmo clube FADU esteve Francisco Mendes, que subiu ao terceiro lugar do pódio pelo desempenho nos -60kg. Patrícia Sampaio, da Universidade NOVA de Lisboa, sagrou-se campeã europeia nos -78kg.
No taekwondo, Bruno Fidalgo da AEPiaget/Instituto Piaget de Almada, bisou no bronze, ao subir ao terceiro lugar nas categorias de poomsae tradicional e poomsae freestyle e Inês Beja, também conquistou o bronze em poomsae freestyle. Renato Viana conquistou a medalha de prata nos -60kg para a Universidade do Porto. Para a AAUM/Universidade do Minho seguiram três medalhas: Joana Cunha (-57kg) e Sofia Cruz (-67kg) conquistaram o ouro, Júlio Ferreira (-80kg) alcançou a prata em Zagreb.
No karaté, Joaquim Mendes, da Universidade do Porto, fez subir mais alto a bandeira de Portugal ao alcançar o 3º lugar, tal como Rita Oliveira da aeESS/Politécnico do Porto, que subiu ao terceiro lugar na categoria +68kg. Sofia Oliveira, da AAUM/Universidade do Minho, foi a embaixadora do País no kickboxing ao subir ao terceiro lugar do pódio feminino.
O Campeonato Europeu Universitário de desportos de combate decorreu durante quatro dias, juntou cerca de 1300 participantes, de 404 instituições de ensino superior de 36 países europeus.