FADU e FPF em parceria nos esports
Campeonato Universitário de Futebol Virtual vai contar com a organização da FPF eFootball em parceria com a eFADU.
A Federação Académica de Desportos Universitários (FADU) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciaram, esta terça-feira, na Cidade do Futebol, a celebração de uma parceria inédita a nível mundial para a organização do Campeonato Nacional de Futebol Virtual.
Esta parceria, assinalada pelo Ricardo Nora, Presidente da FADU Portugal, vice-Presidente da FPF, José Couceiro e Raúl Faria, Coordenador FPF eFootball, é um marco histórico no desenvolvimento dos esports a nível nacional com a união de forças entre a divisão de futebol virtual da FPF, a FPF eFootball, e a divisão de esports da FADU, a eFADU.
Para o Presidente da FADU, "É um protocolo inédito a nível mundial que agrega duas grandes instituições como são a FADU e a FPF e que vem lançar no seio do ensino superior, com jogadores das duas organizações, um campeonato de futebol virtual. Queremos chegar a cada vez mais estudantes atletas e dar-lhes este tipo de experiencias. Queremos dar o mote aos esports dentro da academia e da própria sociedade" rematou.
Já para Raúl Faria, Coordenador FPF eFootball, “É uma enorme honra desenvolver o Campeonato Nacional de Futebol Virtual em parceria com a FADU. Os estudantes universitários representam 40% da nossa comunidade e por isso consideramos ser fundamental oferecer um circuito competitivo de excelência. A nossa ambição é incrementar a pratica de esports nas universidades com respeito pelo espírito académico e com os valores do desporto que representam a FPF e a FADU.”
A primeira edição do novo Campeonato Universitário de Futebol Virtual será disputada no FC 24 para a PlayStation 5 e vai contar com qualificadores regionais para apurar os melhores para a fase final, que será disputada em Braga, em plena Universidade do Minho nos dias 15 e 16 de maio e vai contar com 16 finalistas.
Outra das novidades anunciadas, consiste na criação de uma Supertaça Intercontinental, em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), com o vencedor do Campeonato Universitário de Futebol Virtual a defrontar o campeão brasileiro numa Supertaça entre Portugal e Brasil.