‘Não leves a violência na desportiva’ é a campanha para a nova época
Com o objetivo de prevenir e combater a violência no desporto, a FADU Portugal lança para esta época a campanha ‘Não leves a violência na desportiva’, que se estende às competições nacionais e internacionais onde a FADU esteja envolvida. A campanha pretende alertar estudantes-atletas, técnicos, dirigentes e todos os intervenientes no desporto universitário para a irradicação de qualquer tipo de violência no contexto do desporto universitário.
Segundo o presidente da FADU, André Reis, a opção pelo tema da violência no desporto é ‘algo abrangente, uma vez que inclui as várias problemáticas, como o racismo, a xenofobia e as questões de género, que a FADU quer combater, a partir da consolidação dos princípios de fairplay, igualdade e tolerância, que o desporto universitário deve promover’. André Reis considera fundamental assumir uma posição devido ao papel de sensibilização que a FADU tem para as questões sociais, contribuindo para a prevenção e combate à violência no desporto. ‘Não há espaço para a violência no desporto, nem na sociedade’, refere.
À semelhança do que aconteceu nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários da época passada, o cartão branco, implementado pela FADU em parceria com o Plano Nacional de Ética no Desporto do Instituto Português do Desporto e Juventude, vai continuar a vigorar nas competições universitárias. ‘A experiência nas Fases Finais 2021 correu muito bem. O cartão branco foi exibido oito vezes para promover os bons comportamentos dos nossos estudantes-atletas’, disse. De forma a estender esta prática na época que agora se inicia, o presidente da FADU afirma que se está a averiguar a melhor forma de implementar o cartão branco em todas as competições, no sentido de sensibilizar os estudantes-atletas das diferentes modalidades.
Ainda dentro desta temática a FADU leva a cabo o módulo 'Valores e Ética no Desporto' inserido na I Edição do Curso de Formação de Dirigentes e Treinadores da Academia FADU, esta semana, na quarta e sexta-feira. O módulo contará com os formadores José Lima, coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), e com Isabel Baltazar, embaixadora do PNED.
Esta não é a primeira vez que a FADU dá enfoque a esta questão, tendo em 2018, nos Jogos Europeus de Coimbra, promovido a campanha ‘Não à Violência no Desporto’. Nessa altura, uma das ações levadas a cabo teve como protagonistas os capitães das equipas portuguesas, que envergaram uma braçadeira branca com a frase alusiva à campanha em todos os jogos da competição.