Comissão Médica da FISU reuniu no Porto
Entre os dias 23 e 26 de abril, decorreu, no Porto, a reunião da Comissão Médica da FISU, na qual estiveram presentes 19 dos 21 membros da entidade.
Claude-Louis Gallien, Presidente da FISU, também marcou presença no encontro, acompanhando os trabalhos ao longo da semana, a par com o português Paulo Ferreira, Diretor dos Campeonatos Mundiais Universitários da FISU e Caroline Feyaerts, do Secretariado da FISU.
Os três dias de reunião passaram pela Reitoria da Universidade do Porto, pelo Estádio do Dragão e ainda pela Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos.
Durante o encontro, foram revistos os regulamentos das competições da FISU, tanto Universíadas como Mundiais Universitários e os relatórios das últimas Universíadas de Verão e Inverno e dos últimos Mundiais Universitários.
A Comissão Médica abordou ainda as Universíadas de 2015 e desenvolveu um manual, com as recomendações dos requisitos mínimos para o setor médico, nas candidaturas para Universíadas e Mundiais.
Foram também discutidos alguns tópicos relacionados com o controlo antidoping nas provas e com o trabalho desenvolvido pela World Anti Doping Agency (WADA).
Além da reunião, realizaram-se também algumas palestras por oradores convidados. José Soares, professor de Psicologia do Desporto na Universidade do Porto, falou sobre “A prescrição médica de exercício clínico” e Vítor Hugo, nutricionista, abordou os “Mitos e Erros em Nutrição no Desporto”.
Já Nélson Puga, responsável médico do Futebol Clube do Porto, apresentou aos presentes a organização do Departamento de Saúde do clube.
Para Carlos Magalhães, membro da Comissão Médica da FISU e anfitrião deste encontro, “esta reunião já foi considerada a melhor de sempre pela Comissão Médica”.