AEIST campeã e vice-campeã em Corfebol
As equipas da AEIST sagraram-se no passado sábado, dia 23, campeã e vice-campeã nacionais universitárias de Corfebol. A modalidade foi a última coletiva em prova nos CNU's 2016 Lx e contava com a participação de dez equipas de três clubes, a AEIST, a NOVA e a AAUAv.
Por um lado, a NOVA procurava a renovação do título conquistado na época passada. A AEIST, que era tricampeã nacional universitária até à época anterior, ambicionava regressar ao ouro. Por fim, a AAUAv queria juntar mais um título aos que já tinha conquistado neste evento concentrado.
A AEIST entrou em campo com duas equipas e acabou por dominar a jornada desportiva do Corfebol ao ocupar com as equipas 1 e 2, os primeiros lugar do Campeonato Nacional Universitário. Começaram por terminar em 1º na fase grupos: a AEIST 1 com quatro vitórias e a AEIST 2 com três vitórias e um empate - com a NOVA 4. Seguiram-se as meias-finais, nas quais ambas as equipas dos engenheiros voltaram a vencer e apuraram-se para uma final bastante disputada (4-5). Na história da modalidade, a AEIST já foi campeã por quatro vezes e a NOVA uma.
Pela disputa pelo 3º e 4º lugares ficaram as equipas da NOVA e da AAUAv.A AAUAv conseguiu uma vantagem confortável e venceu o jogo por 4-1, terminando na 3ª posição. A NOVA, vencedora de 2015, ficou fora do pódio.
O campeonato universitário da única modalidade mista (equipas compostas por homens e mulheres) foi seguido com particular atenção por alguns dos maiores representantes do Corfebol português, nomeadamente a Selecionadora Nacional da equipa sénior, Isabel Teixeira e o Presidente do Conselho de Arbitragem Portuguesa, Ton Van der Weerd. O Presidente da Federação Portuguesa de Corfebol, Mário Almeida, que entregou o troféu aos novos campeões salientou que sem “Desporto Universitário o Corfebol seria uma modalidade incompleta, porque muito do crescimento das equipas tem por base o mundo académico”.