Primeiros campeões da época 20/21 serão apurados em Braga
O mês de novembro é o mês do regresso das competições universitárias. Depois do arranque do Campeonatos Universitários de Lisboa e de um pouco por todo o País várias universidades terem iniciado atividades desportivas, está prevista para a próxima semana a realização dos Campeonatos Nacionais Universitários de badminton, ténis de mesa e xadrez, todos na vertente de equipas, em Braga.
Com a organização local da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) serão realizadas as competições que irão sagrar os primeiros campeões, depois do cancelamento da época desportiva 2019/2020, fruto da pandemia do COVID-19. De realçar que a preparação destes eventos desportivos tiveram em conta as orientações definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para as competições desportivas das federações de utilidade pública desportiva.
‘Este início de época é um momento que aguardamos com bastante satisfação porque foram alguns meses sem competições, em que muitos estudantes-atletas ficaram privados de atividade desportiva. Sabemos da importância do desporto no bem-estar físico e mental, e não podemos ter um papel passivo nesta retoma da atividade letiva', frisou o presidente da FADU, André Reis, no arranque desta nova temporada desportiva.
‘As competições desportivas ficaram abrangidas pelas exceções previstas neste segundo período de estado de emergência e, com os planos de contingência e regulamento específicos amplamente divulgados, pretendemos que decorram com a máxima segurança para todos os envolvidos’. Para André Reis, o desporto funcionará como ‘uma forma de evitar que os estudantes troquem a prática desportiva – excluída da lista dos principais focos de contágio – por atividades que envolvam concentração de pessoas sem qualquer tipo de controlo e cuidados’.
Ao longo do ano letivo e da temporada desportiva, a FADU organiza competições em mais de 40 modalidades, atribui mais de 300 títulos de campeão nacional universitário, envolvendo um universo de cerca de 8000 estudantes-atletas, distribuídos por cerca de 100 clubes e 500 equipas.