Aveiro fez xeque-mate na cidade dos arcebispos
A equipa da Associação Académica da Universidade de Aveiro foi melhor do que a concorrência e passou de medalha de prata - conquistada na época anterior em Odivelas - a campeão no xadrez, na variante equipas misto. Os aveirenses ganharam as três rondas por margem folgada. A Associação Académica da Universidade do Minho ficou em segundo lugar e a Associação de Estudantes do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa ficou em terceiro, numa competição que reuniu um total de 13 participantes.
De referir que na temporada 2019/2020 foi para a Universidade do Porto o título de campeã, tendo a academia de Aveiro arrecadado o segundo lugar do pódio. Tiago Fernandes, estudante do mestrado de Engenharia Física que participa na competição de xadrez pela quarta época consecutiva, falou sobre a conquista do lugar mais alto do pódio. 'O nível competitivo baixou um pouco, o nosso grupo não mudou muito, três de nós somos do mesmo clube e confiamos nas capacidades de cada um, e foi um grupo forte', começou por dizer. Em tempos de pandemia, a modalidade abriu a possibilidade de realizar competições online. 'Apesar das restrições correu o melhor possível e deu para jogar xadrez. O presencial parece ter um caráter mais sério, e sei que outros colegas acham o mesmo, mas o online também tem a vantagem de permitir ter mais gente e por aí também se torna interessante', concluiu.
A primeira semana das competições nacionais universitárias chegou ao fim com um saldo de participação de mais de 60 estudantes-atletas distribuídos pelas modalidades de badminton, ténis de mesa e xadrez. Todas as provas seguiram o padrão de cuidados e normas indicados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Todos os resultados:
1ª ronda: AAUAv 4 - 0 AEISCTE-IUL
2ª ronda: AAUM 3 - 1 AEISCTE-IUL
3ª ronda: AAUAv 3 1/2 - 1/2 AAUM