EUSA visita organização dos Jogos Europeus Universitários
A Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) esteve em Coimbra entre os dias 15 e 17 de outubro para uma visita de inspeção à organização dos Jogos Europeus Universitários, que vão decorrer entre 15 e 28 de julho, na cidade dos estudantes.
A EUSA esteve representada através do vice-presidente Haris Pavletić, e dos membros do Comité Executivo, Dmitry Kiselev e Aitor Sánchez, bem como do Secretário Geral, Matjaž Pečovnik, e do Diretor Desportivo, Besim Aliti.
Por parte do Comité Organizador estiveram presentes, Daniel Monteiro, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Mário Santos, Secretário-Geral dos Jogos, Francisco Duarte, vice-presidente da FADU, bem como a restante estrutura profissional envolvida na organização deste mega-evento multidesportivo.
A nove meses do arranque dos Jogos Europeus Universitários de Coimbra, o vice-presidente da EUSA, Haris Pavletic, que esteve envolvido na organização da última edição dos Jogos, considerou que “até agora, o cenário parece promissor, mas há alguns desafios, principalmente com alojamento e infraestruturas”, um desafio que é partilhado pela organização portuguesa.
Daniel Monteiro, presidente da FADU, disse que o alojamento e os transportes são os maiores desafios, mas que “são reconhecidos desde a primeira hora”. Daniel Monteiro adiantou ainda que “o aumento da estrutura profissional já está acautelado” e que o ajustamento dos alojamentos universitários bem como da rede de transportes está a ser trabalhada pela estrutura envolvida na organização deste evento.
Os Jogos Europeus Universitários de Coimbra são o maior evento multidesportivo organizado em Portugal e vão envolver mais de quatro mil atletas de toda a Europa, transformando assim Coimbra na capital europeia do desporto universitário.
Para o Secretário-Geral dos Jogos, Mário Santos, “depois destes jogos Coimbra passa a ser vista, internacionalmente, como uma boa cidade para quem quer praticar desporto e estudar”, é o desejo principal da organização.