Bruno Barracosa integra Comité Executivo da EUSA
O ex-presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Bruno Barracosa, foi eleito no passado sábado, dia 9, membro do Comité Executivo da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) para o mandato 2016-2020.
Bruno Barracosa foi presidente da FADU entre 2010 e 2013 e já integrava o organismo europeu ao assumir as funções de Presidente da Comissão de Estudantes, em 2014 e 2015, que lhe serviu como um incentivo a esta candidatura.
“A candidatura surgiu como um processo natural e evolução da minha participação no desporto universitário. Tendo desempenhado diversas funções de responsabilidade em diversas estruturas associativas, organizado e contribuído para inúmeros eventos e atividades do desporto universitário, com ênfase na minha passagem pela FADU e pela própria EUSA no âmbito do seu Comité Executivo e da Comissão de Estudantes, foi portanto natural a minha disponibilidade para continuar a contribuir para o desenvolvimento do desporto universitário português e europeu”, explicou.
Sob a liderança do presidente reeleito Adam Roczek, o português foi eleito com 23 votos, resultado que considera ter sido “muito positivo, tendo contado com uma base de apoio importante a nível europeu, resultante do respeito e prestígio que a FADU e que os diversos atores portugueses internacionais merecem no contexto internacional. O envolvimentos e empenho total da FADU ao longo de todo o processo foi fundamental para os resultados alcançados”.
O mandato decorre até 2020 e “representará uma oportunidade para aprofundar e desenvolver mais o trabalho de Portugal na EUSA, promovendo a estratégia e os valores desportivos nacionais. Com a organização dos Jogos Europeus Universitários em Coimbra, no ano de 2018, contaremos ainda com uma excelente oportunidade para desenvolver ainda mais a realidade desportiva nacional e criar um valor acrescentado durável para a FADU e para os seus Clubes”.
O presidente da FADU, Daniel Monteiro, considera que esta eleição é “um reconhecimento pela atividade que a FADU tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos no âmbito da EUSA e vem confirmar que a representação portuguesa nos organismos internacionais continua a ser realçada por parte das outras federações desportivas de outros países”.
Em relação a Bruno Barracosa, Daniel Monteiro está confiante de que “a representação da FADU e do desporto universitário português na EUSA está em boas mãos e que podemos ter confiança num futuro risonho dada a qualidade e a experiência da pessoa eleita”.
A votação decorreu durante a Assembleia Geral do organismo europeu que teve lugar em Wroclaw, na Polónia.