Judocas Bernardo Fernandes e Manuel Rodrigues representam Portugal nos Jogos Mundiais Universitários

A dupla Bernardo Fernandes e Manuel Rodrigues representará o País nos Jogos Mundiais Universitários da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), na modalidade de judo. O evento multidesportivo, muitas vezes comparado aos Jogos Olímpicos, decorre na cidade de Chengdu (China) de 28 de julho a 8 de agosto, a competição de judo decorre de 29 de julho a 1 de agosto.

 

 

Estudante-atleta pela Associação Académica de Coimbra, Bernardo Fernandes venceu em novembro passado o título de campeão nacional universitário de judo nos -66kg. Esse ouro valeu-lhe o passaporte para participar no europeu universitário da modalidade, que decorre em Zabreb (Croácia), poucos dias antes de rumar à China. Tem um percurso notável de que é reflexo a medalha de bronze conquistada em março passado, na Taça Europeia de Juniores. O judoca conta como foi ‘incrível acordar com um e-mail no telemóvel’ dando-lhe conta de que fazia parte da convocatória para os Jogos Mundiais Universitários, confessando que ‘não estava nada à espera’. Ainda sem tempo para se focar nessa competição e analisar a prova, foi instado a traçar objetivos e não deixou de arriscar dizer que ‘a expectativa é sempre disputar medalhas’, apesar de ter noção de que ‘é uma prova muito competitiva’. ‘Estou ansioso por ver colegas de outras modalidades a competir, apoiá-los e conviver com outros estudantes de outros países e universidades’, disse ainda, reforçando a vertente missão de comitiva que a competição tem associada.

 

Está no segundo ano de Engenharia Química na Universidade de Coimbra e é com esforço que vai levando os estudos. ‘Confesso que conciliar as duas coisas não é a coisa mais fácil do mundo. No meu primeiro ano consegui bons resultados académicos e fiquei contente com o meu desempenho escolar, mas este ano estou um pouco aquém do expectável’, disse, frisando estar consciente de que pode melhorar e que o quer fazer.

 

Manuel Rodrigues é outro dos convocados, ele que é estudante-atleta pela Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico e que, já esta época, venceu a medalha de bronze no Campeonato Nacional Universitário de Judo, nos -81kg. Aos 22 anos e a frequentar a licenciatura em Engenharia Aeroespacial no Técnico, foi agora chamado a representar Portugal na China. ‘Fiquei bastante entusiasmado para ir aos Jogos Mundiais Universitários. Sinto que ser selecionado para este evento é um reconhecimento de toda a minha dedicação e trabalho diário’.

 

Vê a competição da FISU como ‘um acontecimento de grande magnitude, assemelhando-se, em certa medida, aos Jogos Olímpicos’, com a particularidade que a diferencia: ‘Todos os atletas que estarão presentes são estudantes e também têm de conciliar os estudos com o desporto’. É na dupla vertente que quer continuar apostado, frisando que ambos fazem parte dos seus planos de vida. ‘A competição e o meu curso são importantíssimos para mim’, disse, deixando uma espécie de receita que funciona para ele. ‘A organização do tempo e o saber dar cem por cento em cada pequena tarefa é crucial. Quando estou no treino só penso no treino e quando estou a estudar só penso nos estudos. Como uma vez ouvi «durante o treino estás de férias da escola e quando estás na escola estás de férias do judo»’.

 

O atleta natural do Seixal, que conta no currículo com um terceiro lugar no Festival Olímpico da Juventude Europeia e um quinto lugar nos Jogos do Mediterrâneo, quer aproveitar o tempo que resta para se preparar ‘o melhor possível’, para que consiga estar ao seu melhor nível. ‘Depois na prova é focar-me no momento, concentrar-me em cada etapa e lutar com determinação’.

 

A contagem decrescente já começou e à comitiva de judo que defenderá o lema ‘Feito de Portugal’ em terras asiáticas junta-se o treinador António Saraiva.

 

Os estudantes-atletas de judo conquistaram para o País, até ao momento, quatro medalhas em universíadas. A primeira foi de bronze, em 1967 (Tóquio), por Fernando Almada (-81kg) – a primeira no judo e a primeira de sempre para Portugal –, a segunda foi de ouro e conquistada por Pedro Soares (-100kg), em 1999 (Palma de Maiorca). Mais tarde, Ana Cachola voltou a fazer subir a bandeira de Portugal, ao conquistar o terceiro lugar nos -63kg, em 2009 (Belgrado). A última foi igualmente de bronze e pertence a André Alves (-73kg), que a conquistou em 2013 (Kazan).

 

A convocatória pode ser consultada aqui

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Parceiros

Jogos Santa Casa
EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?