Festejos das finais pintados de várias cores
As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2022 terminaram com festejos de várias cores. Na segunda sexta-feira de finais, ganharam o ouro as equipas da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) no voleibol feminino e no andebol masculino, a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP) no voleibol masculino, a Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) no basquetebol masculino, e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) no futsal masculino.
Nesta edição, sete clubes FADU festejaram o título de campeão, aos das finais de hoje, juntam-se a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), com títulos conquistados no andebol e basquetebol feminino, a Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), campeã no futsal feminino, e a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (AEFEUNL), detentora do ouro no futebol masculino.
Esta edição marca o regresso em pleno à competição depois da pandemia, contando já com equipas vindas das três zonas de apuramento: Campeonatos Universitários de Lisboa (CUL), Campeonatos Académicos do Porto (CAP) e Norte, Centro e Sul (NCS).
As Fases Finais decorreram nas cidades de Leiria e Marinha Grande, num ano em que a cidade de Leiria é cidade europeia do desporto. Pelas cerimónias protocolares das cinco finais disputadas, passaram personalidades como o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, o presidente da FADU, André Reis, o pró-presidente do Politécnico de Leiria, Rui Rijo, o vereador da Câmara Municipal de Leiria, Carlos Palheira, o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e o presidente da União das Freguesia de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, José Manuel da Cunha.