Minho levou mão cheia de ouro e Aveiro não foi de mãos a abanar
O último dia das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) ficou marcado pela emoção das decisões finais em seis modalidades. Em grande destaque estiveram a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), que ganhou cinco troféus de ouro, e a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), vencedora no basquetebol feminino.
O voleibol masculino foi o primeiro a entrar em campo. A AAUM bateu a Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) por 3-1, e levantou o troféu no pavilhão de Azurém. Apesar da vitória no segundo set, a formação de Lisboa não conseguiu contrariar a ofensiva da academia minhota e ficou com o segundo lugar da prova. ‘Foi uma vitória complicada, mas conseguimos alcançá-la com muita dedicação e trabalho’, afirmou Tiago Marques, capitão da formação minhota, um rosto feliz, acentuado pelo facto de ser um troféu inédito na competição.
O Centro de Atividades Recreativas Taipense foi o palco da final de hóquei em patins. A final contou com a presença da turma do Minho e da NOVA, tendo a equipa da casa vencido por 1-0, garantindo o ouro. O treinador, José Pedro Silva, fez um balanço final: ‘sentimos mais apoio, tanto da parte da organização como da parte do clube’. Por outro lado, Alexandre Pontes, capitão dos minhotos, confessou que ‘a equipa já andava atrás deste título há uns bons anos’.
Em Azurém jogou-se a decisão final do futsal feminino entre a AAUM e a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP). A equipa do Minho venceu a formação da invicta por 3-0, assegurando o primeiro lugar da prova. ‘Inicialmente não acreditávamos que fosse possível vencer os CNU, mas à medida que fomos jogando, fomos acreditando cada vez mais’, referiu Ana Paula Costa, capitã de equipa. Relativamente ao desfecho final, o treinador Luís Silva classificou o momento como ‘gratificante’, sendo ‘a grande prestação defensiva’ o ingrediente chave para o sucesso da sua equipa.
No basquetebol feminino, a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) venceu a NOVA por 72-45, levantando a taça que lhes escapou no ano passado. Num jogo em que as aveirenses tiveram sempre na frente do marcador, as duas equipas deram uma boa réplica da modalidade de basquetebol. A capitã Ana Raimundo, do conjunto de Aveiro, desejou que as colegas que vierem ‘aproveitem e disfrutem sempre esta oportunidade’, uma vez que este é o último ano da atleta nos CNU. ‘Isto é resultado do esforço e dedicação do trabalho delas, tanto nos clubes como na AAUAv’, disse José Guerreiro, timoneiro das aveirenses.
No futebol masculino, só nos descontos é que a partida ficou decidida. Quando já todos pensavam no prolongamento, a AAUM fez mexer as redes da baliza da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), com um golo de cabeça, e venceu por 1-0. Foi um balde de água fria para a equipa alentejana. Esta é a quinta vez que os minhotos conquistam o ouro no futebol. ‘Acima de tudo a equipa vale pela amizade, união e pelo orgulho de representar uma universidade que sempre nos deu tudo’, disse no final o capitão da AAUM, José Silva. Na mesma senda, o treinador, Michael Ribeiro, revelou o seu estado de espírito: ‘ganhar a final é ver o esforço de toda a equipa recompensado e eles merecem pelo esforço, trabalho e talento que têm’.
No andebol, a academia minhota começou a fabricar desde cedo uma vantagem sobre a Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, tendo saído vitoriosa por 50-27. A equipa da casa revalidou o título conquistado no ano passado, contribuindo para mão cheia de ouro da AAUM nas modalidades da segunda semana. ‘Fechamos com chave de ouro’, resumiu o treinador da equipa do Minho, Eduardo Fernandes, satisfeito por ter correspondido às expetativas que tinham para esta final. ‘Festejar em casa, e para mim em Guimarães de onde sou natural, é ainda mais especial!’, concluiu o capitão da AAUM, Nuno Silva.
Confira todos os resultados:
Voleibol masculino
AEFEUP 3-0 AAC (25-19, 25-15 e 27-25) – 3º/4.º Lugar
AEIST 1 - 3 AAUM (16-26, 25-21, 13-25 e 24-26) – Final
Hóquei em patins
AAUAv 9 - 3 FAIPL – 3.º/4.º Lugar
AAUM 1 - 0 NOVA - Final
Futsal feminino
AAUE 2 - 0 AEIST – 3.º/4.º Lugar
AAUM 3 – 0 AEFADEUP – Final
Basquetebol feminino
FAIPL 55 - 60 AAUM – 3.º/4.º Lugar
NOVA 45 - 72 AAUAv - Final
Andebol masculino
AEFADEUP 31 – 40 AEFEP – 3.º/4.º Lugar
AAUM 50 - 27 AAULHT - Final
Futebol
AEISCTE-IUL 1 - 1 AAC (5 - 6 após g.p.) – 3.º/4.º Lugar
AAUE 0 – 1 AAUM – Final