CNU Ténis de Mesa Pares: U.Porto três vezes campeã
As duplas da Universidade do Porto (U.Porto) sagraram-se campeãs nacionais universitárias nas três competições em prova no Campeonato Nacional Universitário de Ténis de Mesa Pares que decorreu em Faro, dia 17, com a organização local da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg).
Na competição feminina, três duplas de três clubes disputaram dois jogos cada e decidiram com facilidade a ordem no pódio. Com duas vitórias por três sets, Ana Torres e Sara Costa, da U.Porto, sagraram-se campeãs nacionais universitárias. Ana Torres já detinha o título da época transata, mas juntamente com Joana Mota.
Em 2º lugar, pela Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), ficaram Raquel Rosa e Ana Sofia Almeida que venceram, também por três sets, o par da Associação Académica de Coimbra (AAC) Joana Fernandes e Neuza Magueta.
No masculino, 13 duplas de sete clubes entraram em competição. Jorge Costa e Gonçalo Amorim levaram a U.Porto à final sem qualquer set sofrido. Para trás, deixaram a dupla de Coimbra, uma das equipas do Algarve e os próprios colegas de clube.
Os segundos finalistas eram Tomás Law e André Alves da AEIST, detentores do título na época passada e sem derrotas até ali, adivinhando-se uma prova disputada. E assim foi, mas o desfecho deu a vitória à equipa do Porto.
Em 3º lugar, terminou a dupla da AAC. João Melim e Rodolfo Pedra, depois de terem perdido logo na 1ª ronda frente aos finalistas do Porto, garantiram que tal não voltaria a acontecer por mais quatro vezes. Chegou mesmo a encontrar a segunda equipa da U.Porto – também derrotada pelos campeões – e a vencer após um jogo muito disputado. Na luta pelo 3º lugar, estava Nuno Fernandes e Celso Madeira da AAUAlg, que perderam com a desvantagem de dois sets.
Na prova mista, a U.Porto voltou a vencer e desta vez levou também a medalha de prata. Sara Costa e Gonçalo Amorim foram indefetíveis e não amoleceram, nem mesmo nos dois jogos que disputaram com os colegas do mesmo clube.
A jogar em casa estava a segunda dupla finalista. Nuno Fernandes e Miriam Pinto eliminaram as duplas da AAC, da AEIST e só faltava mesmo a U.Porto 2 para alcançar o objetivo final – o título. Com o resultado final de 3-1, foi mesmo a U.Porto que voltou a subir ao topo do pódio e a protagonizar o título de campeã nacional universitária.
O 3º lugar, independentemente do resultado final, iria para a U.Porto. Jorge Costa e Inês Teixeira versus Ana Torres e Francisco Fraga. Um par sairia vencedor, a U.Porto sairia sempre vencedora. Mas foi a dupla Torres-Fraga quem obteve vantagem e, com 3-1, fechou o assunto.